Dependência química

Clínica de Tratamento Luz se torna referência em Palmas, atesta relatório de vistoria da Saúde

Clínica cumpre os parâmetros de atendimento humanizado e integral.

Por Redação 818
Comentários (0)

05/08/2021 15h32 - Atualizado há 2 anos
A clínica foi vistoriada na última terça-feira (04) por profissionais da SES e do Graps

Uma das principais clínicas de tratamento contra dependência química na capital, passou por vistoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (04).

Por meio da Gerência da Rede de Atenção Psicossocial (Graps), a SES emitiu um relatório técnico atestando a capacidade funcional do tratamento ofertado na Clínica de Tratamento Luz.

Segundo o relatório, a Clínica cumpre os parâmetros de atendimento humanizado e integral exigidos pela Política Nacional de Saúde Mental, e por isso, encontra-se apta a continuar recebendo pacientes com dependência química e/ou transtorno mental do Tocantins e de outros estados.

A visita que originou o relatório da SES buscou inspecionar as instalações da Clínica, bem como o atendimento em saúde do local. A inspeção foi realizada pela gerente da Rede de Atenção Psicossocial Maria de Fátima Silva Vieira, pelo psiquiatra da Graps e do corpo clínico do Hospital Geral de Palmas, Lincoln José Cueto de Almeida, pelo psiquiatra Rafael Mota Balduíno dos Santos, também da Graps, e ainda, pela enfermeira especialista em saúde mental Selma Neres dos Santos.

Atuação e funcionamento regular

A Clínica Luz atua na internação de dependentes químicos e/ou pessoas que convivem com transtornos mentais decorrentes de dependência de crack, álcool ou outras drogas. Segundo a equipe informou no relatório técnico, ficou atestado que local é acolhedor, repleto de natureza ao seu redor, com asseio e cuidados. As dependências, compostas por dormitórios, banheiros, cozinha e refeitório, áreas de lazer e convivência, lavanderia, área de laborterapia e lazer (horta, pomar e piscina) apresentam condições de higiene, organização, convivência e segurança, de acordo com as normas da Política Nacional de Saúde Mental. Ademais, os móveis estão adequados para o espaço e o estoque de alimentos é satisfatório.

Ampliação

Pensando em trazer esse atendimento para mais pessoas, segundo José Américo Júnior, diretor administrativo da unidade, a Clínica de Tratamento Luz será ampliada nos próximos anos. Além disso, futuramente outras cidades do Tocantins devem receber o espaço de recuperação de dependentes químicos. “Buscaremos também melhorar a tecnologia, ampliar equipes e também ampliar leitos”, disse o gestor.

O diretor reforça que a internação no espaço ocorre de três formas: internação involuntária, compulsória e voluntária. As alternativas terapêuticas são definidas a partir da avaliação de cada caso e visam oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes atendidos.

 Para mais informações, interessados devem entrar em contato com o espaço por meio dos telefones (63) 9 9111-1444 ou (63) 9 8150-4161. Ou ainda pelo e-mail clinicadetratamentoluz@gmail.com. ou https://clinicarecuperacaopalmas.com.br/

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.