Seet
Sobral – 300×100

Marcus Marcelo propõe Semana Municipal de Educação a Distância

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Representantes da UNOPAR e UNIP estiveram na Câmara para conhecer o projeto.

O vereador de Araguaína (TO) e presidente da Câmara Municipal, Marcus Marcelo (PR), apresentou nesta terça-feira (22/03) um projeto de lei que cria a Semana Municipal da Educação a Distância no município de Araguaína, que será comemorada anualmente entre os dias 23 e 30 de novembro.

Representantes das universidades Unopar e UNIP, as líderes em educação a distância do Brasil, estiveram na sessão.

A Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, mas estão diretamente interligados por um ambiente virtual de ensino-aprendizagem. “Precisamos continuar acreditando na educação, sempre fomentando e estimulando a todos em busca do conhecimento”, disse Marcus que também é professor de carreira da rede estadual de ensino.

Durante a Semana Municipal da Educação a Distância, as universidades que praticam esta modalidade de ensino poderão realizar eventos, seminários, palestras e atividades que busquem fomentar e estimular as políticas de acesso à educação.

A EaD é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

A EaD também é considerada um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno. O desenvolvimento da autonomia é considerado, por teóricos tais como Jean Piaget Constance Kamii peça chave do processo de aprendizagem, no qual o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais.

Comentários pelo Facebook: