Anvisa determina suspensão da venda do suco Ades

Por Redação AF
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18/03/2013 09h32 - Atualizado há 5 anos
<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;">Uma resolu&ccedil;&atilde;o da Ag&ecirc;ncia Nacional de Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria (Anvisa) publicada no &quot;Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o&quot; desta segunda-feira (18) suspende a fabrica&ccedil;&atilde;o, a distribui&ccedil;&atilde;o, a venda e o consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, vers&otilde;es e tamanhos de uma linha de produ&ccedil;&atilde;o da f&aacute;brica da Unilever de Pouso Alegre (MG).<br /> <br /> Segundo a resolu&ccedil;&atilde;o, a medida foi tomada &quot;por suspeita de [os produtos] n&atilde;o atenderem &agrave;s exig&ecirc;ncias legais e regulamentares da ag&ecirc;ncia&quot;. A Anvisa afirmou que a medida &eacute; tempor&aacute;ria e que foi adotada como precau&ccedil;&atilde;o. Nesta segunda, a vigil&acirc;ncia sanit&aacute;ria do estado de Minas e da cidade de Pouso Alegre far&aacute; inspe&ccedil;&atilde;o na f&aacute;brica.<br /> <br /> A empresa ainda n&atilde;o se pronunciou.<br /> <br /> Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall em um lote do suco de ma&ccedil;&atilde; Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, a contamina&ccedil;&atilde;o com solu&ccedil;&atilde;o de limpeza foi detectada no lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com &quot;cerca de 96 unidades do produto AdeS Ma&ccedil;&atilde; 1,5 l&quot;.<br /> <br /> &quot;Nestas unidades, foi identificada uma altera&ccedil;&atilde;o no seu conte&uacute;do decorrente de uma falha no processo de higieniza&ccedil;&atilde;o, que resultou no envase de embalagens com solu&ccedil;&atilde;o de limpeza da m&aacute;quina. O consumo do produto nessas condi&ccedil;&otilde;es pode causar queimadura&#39;, afirmou a Unilever, em comunicado. &quot;A falha identificada j&aacute; foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda j&aacute; est&atilde;o sendo recolhidos&quot;.<br /> <br /> Na ocasi&atilde;o, a Unilever informou que a empresa estava colaborando e oferecendo todas as informa&ccedil;&otilde;es solicitadas pela Anvisa e que a f&aacute;brica de Pouso Alegre estava aberta para receber a inspe&ccedil;&atilde;o da Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria.<br /> <br /> No dia seguinte, a Anvisa informou que solicitou &agrave; Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria de Minas Gerais que realizasse inspe&ccedil;&atilde;o sanit&aacute;ria na f&aacute;brica da Unilever, na cidade de Pouso Alegre, onde foi fabricado o lote de suco Ades de ma&ccedil;&atilde; envasado com solu&ccedil;&atilde;o de limpeza.<br /> <br /> <u><strong>Recomenda&ccedil;&atilde;o ao consumidor</strong></u><br /> <br /> Os produtos do lote de ma&ccedil;&atilde; com problema foram distribu&iacute;dos nos estados de S&atilde;o Paulo, Rio de Janeiro e Paran&aacute;.<br /> Segundo a empresa, a falha identificada &quot;j&aacute; foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda j&aacute; est&atilde;o sendo recolhidos&quot;.<br /> <br /> O consumidor que tiver adquirido o produto n&atilde;o deve consumi-lo. &quot;Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento m&eacute;dico&quot;, orienta a Anvisa.<br /> <br /> Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicita&ccedil;&atilde;o pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h &agrave;s 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br.<br /> <br /> Em casos de d&uacute;vidas, a&nbsp; Anvisa tamb&eacute;m disp&otilde;e de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.<br /> <br /> <u><strong>14 consumidores relataram problemas</strong></u><br /> <br /> Segundo a Unilever, at&eacute; a manh&atilde; desta sexta-feira (15), 14 consumidores tinham entrado em contado com a empresa para relatar problemas com o produto.<br /> <br /> &quot;Dos catorze atendimentos j&aacute; realizados pelo SAC, doze j&aacute; receberam aten&ccedil;&atilde;o m&eacute;dica adequada e est&atilde;o sendo acompanhados e dois n&atilde;o aceitaram&quot;, informou a Unilever.<br /> <br /> Segundo a empresa, os clientes atendidos relataram queimaduras na mucosa, enjoo e n&aacute;usea. Ainda segundo a Unilever, todos j&aacute; receberam atendimento m&eacute;dico, sem necessidade de interna&ccedil;&atilde;o.<br /> <br /> O Procon-SP informou que tamb&eacute;m est&aacute; acompanhando o caso. &quot;A empresa dever&aacute; apresentar os esclarecimentos que se fizerem necess&aacute;rios, conforme determina o C&oacute;digo de Defesa do Consumidor, inclusive com informa&ccedil;&otilde;es claras e precisas sobre os riscos para o consumidor&quot;, afirmou o &oacute;rg&atilde;o.<br /> <br /> O Procon lembra ainda que os consumidores que j&aacute; passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poder&atilde;o solicitar &quot;por meio do Judici&aacute;rio, repara&ccedil;&atilde;o por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos&quot;.</span></div>
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