<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;"><u><strong>Da Redação</strong></u><br /> <br /> Estudantes do Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida, em Araguaína, estiveram nos dias 11 e 12 de abril visitando a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Planetário na Universidade Estadual (UEPA), ambos na capital Belém (PA).<br /> <br /> A ação faz parte do Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) que tem como objetivo apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. <br /> <br /> Segundo o diretor da unidade escolar José Ricardo Costa Rodrigues a viagem foi muito enriquecedora e os alunos retornaram muito motivados. Na UFPA, os estudantes também participaram de diversas atividades, experiências, conheceram equipamentos espaciais e os laboratórios de Física, Química, Geografia e Matemática que auxiliam nas pesquisas científicas.<br /> <br /> A viagem contou com a participação de 40 alunos de ensino médio sob a supervisão dos professores orientadores Carmem Lúcia (Geografia), Eduardo (Química), Rosevaldo (Física) e Flávia (Biologia).<br /> <br /> De acordo com a escola, há oito meses, esses mesmos estudantes já vem participando das ações do projeto que conta também com aulas no contraturno e extraclasse, uma vez por semana, envolvendo várias áreas de conhecimento, que estão dividas em quatro macrocampos – Cultura e Arte, Letramento, Acompanhamento Pedagógico e Iniciação científica.<br /> <br /> Ainda segundo o diretor José Ricardo, no próximo mês já está programada outra viagem, desta vez à Tucuruí (PA), visitar a Usina Hidrelétrica. Os estudantes contemplados pelo projeto também visitaram o Lago da UHE Estreito e a Central de Abastecimento em Babaçulândia (TO). O objetivo foi, além de colocar em prática os estudos de Química, analisar os impactos ambientais, bem como o social vivido pelas comunidades ribeirinhas.</span></div>