Defensoria diz que Plansaúde sofre nítido desequilíbrio e recomenda quitação dos débitos com prestadores de serviços

Por Redação AF
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06/08/2013 07h51 - Atualizado há 5 anos
<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size: 14px;">O N&uacute;cleo de A&ccedil;&otilde;es Coletivas da Defensoria P&uacute;blica do Tocantins protocolou,&nbsp;</span><span style="font-size:14px;">Of&iacute;cio Recomendat&oacute;rio ao secret&aacute;rio de Administra&ccedil;&atilde;o do Estado, L&uacute;cio&nbsp;Mascarenhas, onde notifica o gestor sobre as medidas a serem adotadas e faz&nbsp;uma s&eacute;rie de recomenda&ccedil;&otilde;es sobre o Plansa&uacute;de.<br /> <br /> <u><strong>Recomenda&ccedil;&atilde;o</strong></u><br /> <br /> No Of&iacute;cio, os Defensores P&uacute;blicos recomendam que o Secret&aacute;rio, como gestor do&nbsp;Funsa&uacute;de, especifique hipoteca legal para que possa continuar a gerir o fundo,&nbsp;conforme est&aacute; estabelecido no C&oacute;digo Civil que garante tal medida &agrave;s pessoas&nbsp;de direito p&uacute;blico interno sobre im&oacute;veis pertencentes aos encarregados de&nbsp;cobran&ccedil;a, guarda ou administra&ccedil;&atilde;o dos respectivos fundos e reservas, podendo&nbsp;inclusive solicitar a nomea&ccedil;&atilde;o de um interventor para gerir o plano.<br /> <br /> Em rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s &Oacute;rteses, Pr&oacute;teses e Materiais Especiais &ndash; OPMES, a orienta&ccedil;&atilde;o &eacute;&nbsp;para a realiza&ccedil;&atilde;o do levantamento de quanto foi gasto com esses materiais nos&nbsp;&uacute;ltimos cinco anos, bem como os nomes de todas as empresas onde estes foram&nbsp;comprados; o valor pago a t&iacute;tulo de Taxa de OPMEs pelo Plansa&uacute;de/Unimed-&nbsp;Federa&ccedil;&atilde;o aos prestadores que compram OPMES de urg&ecirc;ncia; e ainda que informe&nbsp;os possiveis valores pagos pelos laborat&oacute;rios ao Plansa&uacute;de/Unimed-Federa&ccedil;&atilde;o em&nbsp;forma de taxa.<br /> <br /> <strong><u>Irregularidades</u></strong><br /> <br /> Na recomenda&ccedil;&atilde;o, &eacute; alertado sobre poss&iacute;veis irregularidades: cobran&ccedil;a indevida&nbsp;de taxas; compras autorizadas e pagamentos efetuados de forma prec&aacute;ria em&nbsp;desacordo com a legisla&ccedil;&atilde;o. Devido &agrave; investiga&ccedil;&atilde;o n&atilde;o fazer parte das&nbsp;atribui&ccedil;&otilde;es da Defensoria P&uacute;blica, foi encaminhado ao Minist&eacute;rio P&uacute;blico&nbsp;Estadual informa&ccedil;&otilde;es tanto em rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s OPMES como na gest&atilde;o do Plansa&uacute;de, a&nbsp;exemplo de recursos do Instituto de Gest&atilde;o Previdenci&aacute;rio &ndash; Igeprev, para&nbsp;verifica&ccedil;&atilde;o da regularidade ou n&atilde;o dos atos.<br /> <br /> <u><strong>N&iacute;tido desequil&iacute;brio</strong></u><br /> <br /> Levando em considera&ccedil;&atilde;o os problemas que o Plansa&uacute;de est&aacute; enfrentando,&nbsp;principalmente, pela inadimpl&ecirc;ncia para com os prestadores de servi&ccedil;os, um&nbsp;n&iacute;tido desequil&iacute;brio da gest&atilde;o do Funsa&uacute;de, que pode causar preju&iacute;zos aos&nbsp;usu&aacute;rios devido &agrave; suspens&atilde;o dos atendimentos, foi solicitada a realiza&ccedil;&atilde;o de&nbsp;Auditoria Independente para verificar a efetiva aplica&ccedil;&atilde;o da Lei Estadual n&ordm;&nbsp;2.296/2010 principalmente no que tange a falta de recursos para custeio das&nbsp;despesas do Plansa&uacute;de.<br /> <br /> <u><strong>Pagamentos atrasados</strong></u><br /> <br /> Os Defensores P&uacute;blicos sugerem a efetiva&ccedil;&atilde;o de todos os pagamentos atrasados,&nbsp;e que sejam observados os prazos do contrato e o acordado no Termo de Ajuste&nbsp;de Conduta &ndash; TAC, para n&atilde;o causar mais preju&iacute;zos aos usu&aacute;rios do Plano e do&nbsp;pr&oacute;prio Sistema &Uacute;nico de Sa&uacute;de, pois, segundo eles, n&atilde;o h&aacute; como cobrar dos&nbsp;prestadores de servi&ccedil;os a volta ao atendimento ap&oacute;s descumprimento do TAC e os&nbsp;constantes atrasos nos repasses de pagamentos. Por esse motivo, se faz&nbsp;necess&aacute;ria tamb&eacute;m a realiza&ccedil;&atilde;o de expediente a todos os prestadores&nbsp;solicitando as faturas em atraso para fins de pagamento imediato e ainda a&nbsp;fiscaliza&ccedil;&atilde;o e presta&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es detalhadas de qual o valor atualizado&nbsp;que o Estado repassou &agrave; Unimed - Federa&ccedil;&atilde;o e esta repassou aos prestadores,&nbsp;incluindo os valores anteriores ao TAC.<br /> <br /> <u><strong>Onde est&aacute; os 127 milh&otilde;es do Or&ccedil;amento?</strong></u><br /> <br /> H&aacute; tamb&eacute;m no of&iacute;cio o pedido para explicar em relat&oacute;rio pormenorizado onde&nbsp;est&aacute; o valor previsto na Lei Or&ccedil;ament&aacute;ria Anual vigente, (Lei n&ordm; 2.678/2012),&nbsp;de R$ 127.559.160,00 (cento e vinte e sete milh&otilde;es quinhentos e cinquenta e nove&nbsp;mil e cento e sessenta reais), j&aacute; que mesmo com o valor disciplinado em&nbsp;or&ccedil;amento, somado a arrecada&ccedil;&atilde;o dos servidores, o plano ainda permanece&nbsp;inseguro para a popula&ccedil;&atilde;o e, segundo o Estado, sem condi&ccedil;&otilde;es de pagar a&nbsp;totalidade dos atrasados.<br /> <br /> A recomenda&ccedil;&atilde;o pede que at&eacute; o dia 15 de agosto de 2013 a secretaria de&nbsp;administra&ccedil;&atilde;o efetue o pagamento de todos os d&eacute;bitos atrasados, e estabeleceu&nbsp;um prazo de 5 dias para o envio das respostas solicitadas.</span></div>
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