Acessibilidade

Cinema de Araguaína é obrigado a exibir filmes legendados diariamente após decisão judicial

Decisão busca garantir acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

Por Redação
Comentários (0)

19/08/2024 14h30 - Atualizado há 2 horas
Mobi Cine Araguaína

Notícias do Tocantins – A Justiça determinou que o cinema de Araguaína oferte diariamente sessões em que ao menos um dos filmes que se encontre em exposição seja disponibilizado com legendas. A decisão atende a uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Araguaína, a fim de garantir acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

Para o defensor público Pablo Mendonça Chaer, que estava à frente do Nuamac Araguaína na ocasião, a decisão mostra o quão democrática e vasta é a atuação da Defensoria Pública.

Nesse caso em específico, o Núcleo de atuação coletiva atendeu às pessoas com deficiência auditiva da cidade em uma audiência pública e demandou judicialmente uma pretensão que resguardará o direito fundamental ao lazer desta minoria e indiretamente ainda beneficiará várias camadas da sociedade que serão contempladas com acesso a mais variedade no cinema local, que se restringia a expor em suas salas apenas filmes dublados”, destacou.

Conforme o atual coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto, os direitos humanos das pessoas com deficiência, no viés das condições de acessibilidade, passam por várias esferas, dentre elas o acesso ao lazer e cultura.

A falta de sensibilidade e olhar crítico para esses espaços, podem implicar um cotidiano excludente na vida dessas pessoas. Nossa ação, no âmbito da exibição cinematográfica em Araguaína, propôs a correção dessa distorção que vinha afetando uma determinada população na cidade. Assim, buscamos a garantia e efetividade de uma política pública de inclusão”, reforçou Sandro Ferreira.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.