Galvão Engenharia vence leilão da BR-153; pedágio custará R$ 4,97 para cada 100 km
Por Redação AF
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23/05/2014 10h40 - Atualizado há 5 anos
<span style="font-size:14px;">A Galvão Engenharia venceu nesta sexta-feira o leilão de concessão da rodovia BR-153, no trecho entre Tocantins e Goiás, com deságio de 45,99 por cento sobre a tarifa máxima permitida na disputa promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).</span><br /> <br /> <span style="font-size:14px;">A empresa ofereceu um pedágio de R$ 4,97 para 100 quilômetros, deságio de 45% em relação ao máximo de R$ 9,22 definido pelo governo.<br /> <br /> O prazo é de 30 anos e os investimentos devem totalizar R$ 4,31 bilhões em manutenção, conservação e duplicação da rodovia – que deve estar concluída no prazo de 5 anos.<br /> <br /> Devem ser instaladas 9 praças de pedágio, mas ele só poderá começar a ser cobrado depois que pelo menos 10% da duplicação estiver concluída.<br /> <br /> As outras empresas interessadas foram a Triunfo Participações. que ofereceu pedágio de R$ 9,12, e o Consórcio Norte-Sul, que ofereceu R$ 7,23.<br /> <br /> <u><strong>PIL</strong></u><br /> <br /> A concessão de BR-153 é parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado em agosto de 2012 pelo governo federal.<br /> <br /> Até agora, 6 dos 9 trechos de rodovia previstos foram à leilão: BR-050 (GO-MG), BR-163 (MT), trechos das BRs-060/153/262 (DF-MG), BR-163 (MS) e BR-040 (DF-MG), além da rodovia leiloada hoje.<br /> <br /> Os trechos ferroviários ainda não saíram do papel.</span>