Araguaína

Aprovado projeto que assegura direito de mulher ter acompanhante em exames ginecológicos

Aprovação é uma importante conquista para as mulheres, segundo vereador.

Por Redação
Comentários (0)

28/02/2023 16h14 - Atualizado há 1 ano
Vereador Marcos Duarte

A Câmara Municipal de Araguaína aprovou o projeto de lei do presidente da Casa, vereador Marcos Duarte, que garante o direito das mulheres de terem um acompanhante durante exames ou procedimentos ginecológicos na cidade.

A iniciativa tem como objetivo garantir o conforto e a segurança das mulheres que precisam se submeter a exames que muitas vezes podem ser estranhos e gerar desconforto. Além disso, a presença de um acompanhante pode garantir mais segurança às mulheres e ajudar a diminuir a ansiedade e o medo que muitas sentem durante esses procedimentos.

O projeto de lei estabelece que toda mulher tem direito a um acompanhante de sua escolha durante os exames ginecológicos, desde que a presença do acompanhante não comprometa o atendimento médico e o sigilo profissional. O acompanhante poderá ser um familiar, amigo ou até mesmo um profissional da área de saúde.

Para o vereador Marcos Duarte, a aprovação do projeto de lei é uma importante conquista para as mulheres de Araguaína.

"Esse projeto de lei é uma forma de garantir o respeito e a segurança das mulheres durante os procedimentos ginecológicos. Sabemos que muitas mulheres se sentem constrangidas durante esses exames e a presença de um acompanhante pode ajudar a diminuir essa sensação de desconforto e medo", destacou o vereador.

O projeto agora segue para sanção ou veto do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.