Recurso é para custeio de atividades da instituição, que tem forte atendimento via SUS.
Foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, (30 /12), a Portaria n.° 4.121/2021 do Ministério da Saúde que garante o repasse de R$ 5 milhões para o Hospital Dom Orione, de Araguaína. O repasse dos recursos foi viabilizado pelo senador Eduardo Gomes (MDB), líder do governo federal no Congresso Nacional, e pelo deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade), coordenador da Bancada Federal.
Os esforços para viabilizar esses recursos ocorreram depois do pedido do hospital na visita que os dois parlamentares fizeram à unidade, durante as atividades de comemoração do aniversário de Araguaína, em novembro.
“Esse apoio vem no momento do apagar das luzes e é muito positivo. Foi um ano muito difícil para nós, todos os hospitais filantrópicas do país tiveram imensas dificuldades, como no nosso caso. Com os recursos vamos quitar dívidas com financeiras e organizar todas as contas. É um dinheiro que chega para continuar oferecendo para o Estado do Tocantins um serviço SUS e obstétrico de alta qualidade”, explicou o diretor-presidente do hospital, padre Bruno Rodrigues.
O hospital teve grande destaque em 2021 no enfrentamento à Covid-19. Inclusive, a unidade chegou a atender quase 14 mil pessoas com a doença (ou suspeita) até o final de setembro, sendo o líder nesse quesito no Estado.
Atualmente, o hospital possui 265 leitos, dos quais cerca de 65% são direcionados integralmente para o atendimento SUS. Pelo menos 40 mães são atendidas diariamente e o hospital sedia ao menos 20 partos a cada 24 horas. O estabelecimento tem 1.200 funcionários celetistas, mais 300 pessoas jurídicas contratadas, incluindo os médicos especialistas.
O senador Eduardo Gomes reforçou seu compromisso com a área. “Nós estamos em Brasília defendendo os interesses do Tocantins e da população do Estado. Essa portaria mostra que nosso trabalho vem sendo bem realizado e o governo federal fornece todo o apoio ao Tocantins”, frisou.
Já Tiago Dimas destacou a importância do recurso. “É uma honra poder contribuir com a saúde pública do Tocantins e de Araguaína. O hospital Dom Orione é uma instituição reconhecida por toda a sociedade e tem um trabalho público prestado de altíssima qualidade”, destacou Tiago Dimas, ao ressaltar que sempre estará à disposição para ajudar no custeio da saúde pública.