Campanha mundial

Câmara de Araguaína debate prevenção às doenças renais a pedido do vereador Wagner Enoque

Dia 12 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim.

Por Márcia Costa
Comentários (0)

10/03/2020 16h15 - Atualizado há 4 anos
Vereador Wagner Enoque e o nefrologista Marco Galvão

O Dia Mundial do Rim, comemorado em 12 de março, foi assunto debatido na Câmara de Araguaína. A sessão teve a presença do diretor do Instituto de Doenças Renais do Tocantins, médico nefrologista Marco Galvão, a convite do vereador Wagner Enoque.

O diretor falou um pouco da história de 25 anos do instituto e destacou a a importância da campanha ‘Saúde dos rins para todos: ame seu rins, dose sua creatina’, cujo objetivo é prevenir as doenças renais.

 “Podemos ser exemplo para o Brasil inteiro! O país tem aproximadamente 2 milhões de pessoas com doença renal crônica em fase inicial e não sabem. Há uma atenção especial por ser uma doença silenciosa e progressiva, mas o diagnóstico precoce é fundamental”, disse.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a prevalência da doença renal crônica no mundo é de 7,2% para pessoas acima de 30 anos e 28% a 46% em pessoas acima de 64 anos.

A doença renal pode acometer qualquer pessoa, de qualquer idade ou sexo e entre as doenças mais comuns estão: cálculos renais (pedra nos rins); infecção renal ou pielonefrite; cistos renais; tumores ou câncer de rim e, em casos mais avançados e graves, a insuficiência renal.

“Precisamos estar juntos nesta campanha. Hoje podemos observar o número crescente de pessoas com doenças renais e a única forma de evitar é adotar hábitos saudáveis, como ter uma dieta menos salgada e beber bastante água”, afirmou o vereador Wagner Enoque.

Sessão na Câmara Municipal

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.