Projeto de lei

Câmara de Vereadores aprova projeto que proíbe cobrança de tarifa mínima de água em Xambioá

Não é justo que o cidadão pague por um serviço que não usou.

Por Márcia Costa 1.901
Comentários (0)

11/10/2019 17h35 - Atualizado há 4 anos
Município de Xambioá, norte do Estado

Os vereadores de Xambioá, norte do Estado, aprovaram um projeto de lei que proíbe a cobrança da tarifa mínima de consumo de água. A proposta é de autoria do vereador Élson Bujica (MDB) e foi aprovada por unanimidade. Se sancionado pela prefeita, o projeto vai beneficiar cerca de 3 mil famílias.

Atualmente, a concessionária BRK Ambiental cobra R$ 46,00 pela tarifa mínima residencial e R$ 116,00 pela comercial, ainda que não haja consumo. 

Segundo o autor da proposta, as empresas prestadoras de serviços públicos essenciais não estão atentas ao Código de Defesa do Consumidor e acabam praticando abusos.

"A tarifa mínima é um grave desrespeito ao princípio da boa-fé, pois impõe ao usuário o pagamento de um valor mínimo ainda que não haja consumo. Nada justifica o pagamento de uma franquia mensal para uma empresa de abastecimento de água", afirmou.

A empresa justifica a cobrança da tarifa mínima em razão da necessidade de manutenção do sistema de fornecimento. Mas para o vereador essa é uma alegação falsa.

“Não se pode cobrar pelo simples fato de ter um medidor na residência do consumidor, afinal o serviço pode ser suspenso em caso de inadimplência. Portanto, essa cobrança impõe ao consumidor uma obrigação desproporcional”, argumenta.

Autor do projeto, vereador Elson Bujica (MDB)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.