Sessão

Câmara debate mortandade de peixes no Rio Lontra em Araguaína com representantes da BRK

A grande quantidade de peixes mortos vem despertando a preocupação de pescadores e moradores.

Por Márcia Costa
Comentários (0)

03/10/2019 16h00 - Atualizado há 4 anos
Sessão na Câmara

A Câmara Municipal de Araguaína recebeu representantes da empresa BRK Ambiental para debater a constante mortandade de peixes no Rio Lontra e as medidas necessárias para evitar o problema ambiental.

O vereador Terciliano Gomes cobrou também a presença de Ademar Borges, representante da Usina Hidrelétrica Corujão. "Comenta-se na cidade que, não obstante o despejo de esgoto da BRK, temos a situação do fechamento das comportas da usina, o que diminuiu o volume de água e automaticamente prejudicou a oxigenação dos peixes que estavam abaixo. Seria importante ele aqui para se justificar com relação a isto", disse.

A grande quantidade de peixes mortos vem preocupando pescadores e moradores que vivem às margens do rio.

A moradora Ilsa Bete, presidente da Associação Guardiões do Rio Lontra, lembrou dois episódios semelhantes registrados no dia 1º de agosto e 10 de setembro. 

O Ministério Público Estadual abriu uma investigação para apurar a última ocorrência e os fiscais ambientais da Prefeitura de Araguaína também coletaram amostras da água para fazer testes.

O Secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Júnior Marzola, explicou que a estação não comporta o fluxo que está tendo atualmente. "Há sete anos, somente 7℅ da população era servida de esgoto, hoje, 37%, e a estação continua sendo a mesma. Ela não é ruim, ela não é fraca, ela é insuficiente", afirmou. 

O gerente de operações da BRK, José Manoel Alves, garantiu que a empresa não está parada diante do problema e anunciou que vai investir na ampliação do serviço de coleta e tratamento de esgoto no município, com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE): a ETE Lontra, que será capaz de tratar até 400 litros de esgoto por segundo, utilizando uma tecnologia holandesa.  

Com relação à mortandade dos peixes, ele disse que o esgoto tratado não pode alterar a qualidade da água e que, mensalmente, envia relatórios ao Naturatins, comprovando que não existe variação na qualidade da água do rio.

Ao ser questionado sobre o laboratório responsável pelas análises apresentadas pela empresa, ele disse: "A BRK tem laboratório que é certificado pelo Inmetro. A análise que nós entregamos para o Naturatins é feita pelo laboratório da BRK".

Mas o fato de o próprio laboratório da empresa ser o único agente responsável pela análise da água não agradou a maioria dos parlamentares.

"Esse laboratório, cujos laudos o senhor acabou de citar, não tem capacidade técnica ou moral para atender uma empresa da envergadura da BRK. Vocês estão sendo enganados, ludibriados e a população está sendo violada por causa desse laboratório que a BRK contratou", contestou o vereador Divino Bethânia.

A sessão foi conduzida pelo presidente Aldair da Costa Sousa, o Gipão. Na oportunidade, ele deixou claro que o assunto já foi tema de debate na Câmara diversas vezes e que os resultados precisam ser efetivos.

"Já falamos, protestamos, questionamos e cobramos e agora queremos solução. Nossos ribeirinhos estão sofrendo, nossos peixes morrendo e a natureza sendo constantemente agredida. São necessárias medidas urgentes, precisamos chegar de fato à solução desse problema", disse.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.