Incentivo a aviação comercial

Projeto concede subsídio ao querosene de aviação para ampliar voos na Região Norte do país

Caso seja aprovado subsídio, Tocantins será um dos beneficiados.

Por Agência Senado
Comentários (0)

08/04/2024 09h35 - Atualizado há 3 semanas
Tocantins será beneficiado com subsídio para querosene de aviação.

Notícias do Tocantins - Estará em pauta na reunião deliberativa desta terça-feira (09/04), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, o Projeto de Lei nº 4.388/2023, que concede subsidio ao querosene para aviação na região Norte.

O texto prevê a utilização de parte do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), que conta com cerca de R$ 40 bilhões em recursos, para subsidiar o preço desse combustível nos aeroportos localizados na Amazônia Legal. A Amazônia Legal é composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

Veja também

De autoria do senador Alan Rick (União-AC), o texto é relatado pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), cujo voto é favorável à proposição e contrário a quatro emendas apresentadas na comissão. O projeto também foi distribuído à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), onde será apreciado em caráter terminativo. Ou seja, se for aprovado e não houver requerimento para votação em Plenário, o texto segue diretamente para a análise da Câmara dos Deputados. 

O autor, senador Alan Rick, do União Brasil do Acre, diz que o alto custo do querosene de aviação é um dos impeditivos para a ampliação da malha aérea no norte do País. Na avaliação dele, nada mais justo do que usar dinheiro parado do FNAC para isso.  

"Então, nós estamos neste momento possibilitando, com a utilização de uma pequena parte do Fnac, o subsídio ao querosene de aviação na região da Amazônia Legal, na Região Norte. O sofrimento do povo do Norte tem que ser erradicado, nessa área principalmente. E essa é uma maneira também de o Brasil cumprir o seu papel de redução das desigualdades regionais", afirmou o parlamentar.

O Fundo Nacional de Aviação Civil é abastecido com recursos da privatização de aeroportos e deve ser utilizado para o desenvolvimento do setor e o incremento do turismo.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.