Parlamento

Deputados do PL comentam vitórias significativas à população na Assembleia Legislativa em 2023

Partido tem quatro deputados estaduais no parlamento.

Por Redação
Comentários (0)

28/12/2023 08h40 - Atualizado há 4 meses
Deputados do PL: Fabion, Janad, Gipão e Marcus Marcelo

Os quatro deputados estaduais do PL Tocantins na Assembleia Legislativa (Aleto), Janad Valcari, Marcus Marcelo, Gipão e Fabion Gomes, finalizam o ano de 2023 comemorando importantes conquistas e vitórias para a população, por meio de uma atuação parlamentar propositiva e comprometida com os cidadãos.

Auxílio-alimentação para servidores do Estado

Em uma vitória para mais de 17 mil servidores estaduais (concursados, contratados e comissionados)que recebem até dois salários-mínimos, o Governo do Tocantins atendeu a um requerimento da deputada estadual Professora Janad Valcari e anunciou, no último mês de novembro, a implementação do tão aguardado auxílio-alimentação no valor de R$ 300. “A concessão do vale-alimentação representa o reconhecimento e valorização do trabalho dos servidores, podendo contribuir para um maior engajamento e satisfação no ambiente de trabalho”, ressaltou a deputada.

Janad também se destacou na Aleto com uma atuação forte, propondo várias proposições em áreas importantes do Estado como a Educação e a Saúde. Além disso, a deputada também rodou o Tocantins com o seu Gabinete Móvel, ouvindo as demandas e denúncias da população, recebeu centenas de estudantes no projeto Assembleia vai à Escola e abriu espaço para artistas, artesãos e empreendedores durante a Semana de Arte, Cultura e Empreendedorismo na Casa de Leis.

Luta pela redução da tarifa da conta de água

Outro deputado do PL Tocantins que se destacou neste ano de 2023, foi Marcus Marcelo, que tem tido uma postura firme em cobrar uma redução no valor da tarifa de água no Tocantins, considerada a mais cara da Região Norte do Brasil. Autor do requerimento que resultou em uma audiência pública para tratar sobre o tema na Aleto, o parlamentar ressaltou a importância da discussão. “O governador determinou a sua equipe que antecipe o estudo que seria feito somente em 2025 e defendeu a revisão da tarifa, não autorizando mais nenhum aumento, isso é uma resposta importante para chegarmos a um valor justo”, avaliou.

Marcus Marcelo também foi uma voz de destaque a favor do cidadão e se posicionou contrário ao aumento de ICMS de 18% para 20% no Tocantins, lutou pela revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da Educação, pediu informações ao Estado sobre a longa espera por exames e consultas pelo Servir, reivindicou nova pavimentação para TO-421 em Araguaína, cobrou a conclusão das obras do Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína), que foi inaugurado pelo Governo em outubro deste ano, além de apresentar requerimentos em prol da causa animal.

Liberdade Religiosa e Inclusão Social

Em seu primeiro ano de atuação parlamentar na Aleto, o deputado estadual Gipão pautou o contato direto com a comunidade, priorizando sempre o diálogo com a população. Um dos destaques de sua atuação foi o Projeto de Lei que trata sobre a liberdade religiosa, que continua em tramitação na Casa de Leis, permitindo a livre realização de cultos nos templos em todo o Estado.

O parlamentar também foi atuante no combate ao abuso sexual infantil, propôs medidas de inclusão social, como o acompanhamento a alunos com TDAH na rede estadual de ensino; a ampliação da isenção do ICMS às pessoas com deficiência na aquisição de veículos, além de brigar por desconto de 50% para portadores de visão monocular no ato de renovação da CNH; e protocolou na Aleto um Projeto de Lei que consolida a legislação tocantinense referente à proteção e defesa da mulher. “Sem dúvida, foi um ano de muito aprendizado, e posso dizer que estou preparado para em 2024 desenvolver o meu trabalho de forma ainda mais excelente e eficiente pela nossa querida gente", disse o parlamentar.

Mais infraestrutura no Bico do Papagaio

Já o deputado Fabion Gomes se destacou por sua atuação em defesa do esporte e do desenvolvimento do Bico do Papagaio. Em parceria com o governador Wanderlei Barbosa, o parlamentar esteve presente em diversas inaugurações de obras e entregas de equipamentos, como o recapeamento asfáltico da TO-415, do trecho da TO-126, entrega de chromebooks e kits de laboratórios, em Tocantinópolis, e entrega de kits do programa “Mesa Farta”, em Augustinópolis.

Fabion também tem apoiado o esporte na região, como a participação de alunas indígenas de Tocantinópolis nos Jogos Escolares 2023, de estudantes de Tocantinópolis nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s), apoio aos atletas do voleibol de Tocantinópolis, e requereu ao Governo apoio e incentivo financeiro aos times de futebol que participam do Campeonato Tocantinense de Futebol. Além disso, o deputado tem proposto investimentos em infraestrutura para a região, como a recuperação da TO-210, em Nazaré, a conservação do percurso entre Angico a Ananás na TO-210, a alocação de recursos para a TO-416, e a construção do Parque Boa Vista, em Tocantinópolis.

Junto ao presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, articulou recursos para a construção do Parque Boa Vista, em Tocantinópolis. Uma obra que visa transformar a área em um novo ponto de referência de turismo e lazer para a população e visitantes de toda a região. “Terminamos 2023 com um saldo muito positivo do nosso trabalho na Assembleia. Temos muitos outros projetos a serem contemplados no próximo ano”, avaliou Fabion.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.