Emenda

Constituição Estadual passa a garantir licença-maternidade para prefeitas, deputadas e governadora

Aprovada emenda na Constituição do Estado do Tocantins.

Por Redação 508
Comentários (0)

03/08/2023 09h03 - Atualizado há 8 meses
Sessão ordinária na Assembleia Legislativa.

O plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou nesta quarta-feira (2/8) uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui o direito à licença-maternidade às mulheres ocupantes dos cargos de prefeita, deputada e governadora. A autoria é do parlamentar Eduardo Mantoan (PSDB), marido da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB).

A emenda muda a redação dos artigos 23 e 39-A, e acrescenta o parágrafo 4º ao artigo 64 da Constituição do Estado do Tocantins, a fim de constar a licença-maternidade como direito assegurado às prefeitas, deputadas e governadora.

Mantoan alega que a alteração visa alcançar a igualdade de gênero. “A realidade atual demonstra o longo caminho que deve ser percorrido em nosso país para a concretização da igualdade de gênero, considerando os indicadores de participação das mulheres na vida política, tanto no Poder Legislativo como no Poder Executivo”, explica.

Segundo ele, a Proposta de Emenda à Constituição “busca proporcionar que os espaços de Poder, Plenários, Gabinetes, e Mandatos sejam cada vez mais ocupados por mulheres, e que, sempre sejam um ambiente acolhedor para as necessidades”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.