Caso Marielle Franco

Cinco deputados do Tocantins votam pela soltura do acusado de mandar executar Marielle Franco

Câmara dos Deputados decidiu manter a prisão do deputado federal

Por Conteúdo AF Notícias 2.213
Comentários (0)

11/04/2024 11h05 - Atualizado há 2 semanas
Deputados que votaram para revogar a prisão do acusado de ser o mandante da morte de Marielle

Notícias do Tocantins -  A Câmara dos Deputados aprovou, por 277 votos a 129, a manutenção da prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). O parlamentar é acusado de mandar matar a vereadora do Rio Marielle Franco (PSOL) e o motorista dela, Anderson Gomes, em março de 2018. Ele está preso desde o último dia 24.

A bancada do Tocantins, composta por oito deputados federais, votou em maioria pela soltura do deputado federal. Apenas Alexandre Guimarães (MDB) e Ricardo Ayres (Repu) votaram a favor da manutenção da prisão do parlamentar. 

Por outro lado, os deputados Antônio Andrade (Republicanos), Carlos Gaguim (União Brasil), Eli Borges (PL), Filipe Martins (PL) e Vicentinho Júnior (PP) votaram contra a manutenção da prisão, ou seja, pela soltura do parlamentar. O único que se absteve foi Lázaro Botelho (PP).

Bancadas de Lula e Bolsonaro

A Federação Brasil da Esperança, que inclui o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PV e o PCdoB orientaram voto a favor do parecer do relator Darci de Matos (PSD-SC), que determinou a manutenção da prisão de Brazão. Todos os 64 petistas que participaram da sessão seguiram a orientação. Dois deputados do PV, Jadyel Alencar (PI) e Luciano Amaral (AL) votaram contra o encarceramento do parlamentar.

O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, orientou que os seus parlamentares votassem contra a manutenção da prisão de Brazão. Ao todo, 71 dos 83 deputados da sigla que participaram da sessão seguiram a orientação. Eduardo Bolsonaro (SP), filho do ex-chefe do Executivo, foi um dos que votou pela soltura do colega de plenário. Sete parlamentares da legenda, porém, decidiram votar pela prisão de Brazão e outros cinco se abstiveram.

Brazão era filiado ao União Brasil até ser expulso pelo diretório da sigla no último dia 24, horas depois de ser preso pela Polícia Federal (PF). A legenda decidiu liberar o voto da bancada. Dos 40 deputados presentes na sessão, 16 votaram pela manutenção da prisão e 22 pela soltura de Brazão. Outros dois se abstiveram.

A bancada do União na Câmara é formada por 58 deputados, mas 18 estavam ausentes durante a sessão que julgou o destino político do ex-correligionário. O percentual de ausência foi de 31%. Daniela Carneiro, ex-ministra do Turismo do governo Lula, votou pela soltura de Brazão.

Dos 39 deputados do Rio de Janeiro que estavam na sessão, 18 votaram para manter Brazão preso e outros 18 votaram para soltar o parlamentar acusado de matar a vereadora da capital do Estado. Houve também três abstenções.

(Com informações do Estadão)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.