'Matéria indecente'

'Projeto criminoso, uma falta de vergonha', dispara deputado sobre PL que ameaça coco babaçu

Projeto é de autoria do deputado Olyntho Neto e já foi aprovado na CCJ.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 1.866
Comentários (0)

14/12/2022 10h34 - Atualizado há 1 ano
Coco babaçu garante o sustento de milhares de famílias na região do Bico do Papagaio

O projeto de lei  nº 776 de 2022 de autoria do deputado Olyntho Neto (Republicanos) e que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), revoga uma lei que proíbe a queima, derrubada e uso predatório das palmeiras de coco babaçu. 

Esta lei que protege as florestas está em vigor há 14 anos e teve como principal incentivadora e mobilizadora a Dona Raimunda Quebradeira de Coco, referência nacional e, até internacional, entre as quebradeiras da região e organizações não-governamentais.

A espécie encontrada na região do Bico do Papagaio é protegida pela lei nº 1.959, de 14 de agosto de 2008. Mas se o novo projeto for aprovado, além de possível degradação ambiental, poderá afetar o sustento de mais de cinco mil famílias.

O PL de Olyntho passou em votação na Comissão no último dia 7 de dezembro e foi aprovado, mas sem nenhuma discussão, seguindo agora para discussão e votação em plenário. Agora o presidente da Casa, deputado Antônio Andrade (Republicanos), deverá escolher o dia para colocar o projeto na pauta.

REPERCUSSÃO

O deputado Fabion Gomes (PL) divulgou um áudio no grupo dos parlamentares desabafando sobre o projeto. Para ele, a matéria é indecente, criminosa e disse que os parlamentares que o aprovaram na Comissão não tem respeito para com o povo da região do Bico do Papagaio.

Fabion disse ainda que o projeto não passou pela Comissão de Meio Ambiente, o que seria uma forma arbitrária de tentar aprovar um PL que deveria ser analisado em outras comissões.

Tem acontecido muitas coisas na Comissão de Constituição e Justiça, mas eu quero dizer pra vocês que esses deputados só não vão carregar o peso desse pecado e por essa falta de consciência pelo resto da vida porque isso não vai passar no plenário. E eu vou exigir do presidente que essa matéria volte à Comissão de Meio Ambiente”, afirmou Gomes.

“Isso é um absurdo! É um retrocesso! É uma falta de vergonha, de respeito com o povo do Bico do Papagaio. Aprovado a toque de caixa, por essa Comissão. Uma matéria vergonhosa dessa, que vem contra os interesses do povo do Bico do Papagaio. Tirar o nosso sustento das nossas palmeiras, das nossas quebradeiras de coco, da nossa indústria, da maior indústria que tem, de fazer um crime desse. Esse projeto é criminoso”, desabafou o parlamentar.

Fabion afirmou que está decepcionado com a Comissão de Constituição e Justiça, onde o PL foi aprovado. “Eu sinceramente estou decepcionado com essa Comissão e amanhã estarei na tribuna, no primeiro e segundo expediente, para falar disso. Isso é um desrespeito ao povo e se passar na Assembleia, eu tenho certeza que o governador que nasceu na roça, na fazenda, não ia sancionar uma lei vergonha dessa, um projeto desse”, declarou.

Eu respeito muito o deputado Olyntho Neto, o deputado Ricardo Ayres, e até o deputado que votou também, o nosso deputado de Araguaína, Jorge Frederico, mas vocês não estão tendo respeito com o povo do Bico do Papagaio, com os nossos palmeirais”, continuou o parlamentar no áudio.

Aquilo ali deveria ser uma reserva florestal. Esse projeto de vocês é um absurdo, é uma vergonha, para o parlamento. Espero que o presidente mande voltar esse projeto para a Comissão de Meio Ambiente e que os nossos colegas se tiverem um mínimo de respeito pelo povo do Bico da Papagaio e região, onde tem mais palmeira, que votem contra essa matéria indecente, criminosa”, finalizou Gomes.

Deputado Fabion Gomes critica PL de Olyntho Neto.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.