Saúde

Marcus Marcelo conhece projeto do Hospital Universitário de Palmas, orçado em R$ 200 milhões

Hospital também terá 46 consultórios e 16 salas de cirurgia.

Por Redação
Comentários (0)

27/09/2023 17h10 - Atualizado há 6 meses
Marcus Marcelo com representantes da UFT

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) esteve na sede da UFT (Universidade Federal do Tocantins), em Palmas, a convite da instituição, para conhecer o projeto do HU (Hospital Universitário).

Durante a reunião com o vice-reitor, Marcelo Leineker, e técnicos da universidade, o parlamentar assegurou que buscará apoio para viabilizar a construção da unidade, que atenderá acadêmicos de diversos cursos e pacientes da rede pública de saúde de toda a região.

A apresentação do projeto foi feita pelo vice-reitor, que citou a importância do HU para a comunidade. “O projeto vem para garantir uma complementação para o SUS [Sistema Único de Saúde], ampliando a área de formação não só para os estudantes de saúde da UFT, mas também de todas as instituições do estado, além disso para a formação continuada dos municípios e do Estado”, afirmou.

Marcelo Leineker também falou do foco em pesquisa regionalizada da unidade. “Outro fator fundamental é que o foco do hospital é para a pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias e soluções em saúde, focadas na nossa regionalidade. Portanto, aquilo que não vai ser pesquisado em outras regiões do país e em outros países, vai ser justamente o foco da nossa pesquisa para poder trazer melhoria e qualidade de saúde de ponta, de vanguarda, para nosso estado”, frisou.

Saindo do papel

Para o deputado Marcus Marcelo, o Hospital Universitário em Palmas é uma das pautas que irá buscar tirar do papel. “Levantar pautas que transformem a vida dos tocantinenses e fazer que virem realidade é minha missão nesta Casa”, disse.

O parlamentar lembrou da busca pela implementação do curso de medicina em Araguaína, também em parceria com a universidade. “Em 2017, quando ainda era presidente da Câmara de Araguaína, eu e o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, tivemos audiência com o então ministro Mendonça Filho, em Brasília, onde foi garantida a implantação da graduação após ajustes, realizada em 2019”, citou.

O projeto

Ao todo, o projeto do Hospital Universitário de Palmas inclui 400 leitos, sendo 360 para internações (censáveis), incluindo UTI (unidades de terapia intensiva) pediátricas, neonatal e coronariana, e 40 leitos de apoio (não-censáveis), com diagnósticos por imagens, hemodiálise, centros cirúrgico e obstétrico.

O projeto é orçado em R$ 200 milhões, com obra e aparelhamento. O hospital também terá 46 consultórios e 16 salas de cirurgia.

Apresentação do projeto

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.