Mais oportunidade

Marcus Marcelo propõe estudo para criar bônus regional no Sisu aos estudantes do Tocantins

Proposta busca equilibrar a desigualdade de ensino e dá prioridade aos alunos da região.

Por Redação
Comentários (0)

26/03/2024 14h20 - Atualizado há 1 mês
Deputado Estadual Marcus Marcelo

Notícias do Tocantins – Os estudantes tocantinenses podem contar com uma bonificação ao tentarem uma vaga nas universidades do Estado. Dois requerimentos propostos pelo deputado estadual Marcus Marcelo (PL) pedem estudo de viabilidade para que os vestibulandos que morem no Tocantins tenham bônus regional de até 20% na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

“A inclusão do bônus regional no edital do processo seletivo para o SISU (Sistema de Seleção Unificada), em benefício dos estudantes que residem no estado do Tocantins, equilibra a desigualdade de ensino e dá prioridade aos alunos que residem ou estudam na mesma região que a instituição”, explicou Marcus Marcelo.

Os pedidos serão encaminhados aos reitores da UFT (Universidade Federal do Tocantins), Luís Eduardo Bovolato, e da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), Dr. Airton Sieben.

Mais oportunidade

De acordo com a proposta do deputado, o bônus funciona como um acréscimo na nota, variando conforme a região e a instituição.

“A universidade, levando em consideração o desenvolvimento socioeconômico do Estado e a necessidade de estímulo para a ocupação de vagas em alguns municípios, tem autonomia para aderir ao sistema de bonificação e estabelecer o percentual concedido para cada curso diante da necessidade do preenchimento das vagas nos municípios, dando oportunidade para os estudantes tocantinenses ter formação superior”, afirmou o parlamentar.

Marcus Marcelo ainda destacou que ter curso superior é essencial nos dias de hoje. “Além de proporcionar educação especializada, desenvolve habilidades valiosas, aumenta as chances de emprego e proporciona o crescimento pessoal e o desenvolvimento do Estado do Tocantins”.

Pautas da Educação

O deputado estadual e professor de carreira Marcus Marcelo, que atualmente é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, tem defendido pautas importantes que trazem qualidade no ensino e valorização dos profissionais da Educação na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins).

Entre as defesas do parlamentar estão a revisão do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos profissionais da Educação do Tocantins; energia solar e ar-condicionado nas salas de aula das escolas estaduais; criação do Cargo Profissional de Apoio que atendam alunos com deficiência; reajuste do piso salarial aos professores contratados; extensão do projeto TO Graduado da Unitins; assistência a alunos com problemas de visão e audição, entre outras.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.