Deputado

Marcus Marcelo solicita reimplantação da Unitins em Araguaína e com novos cursos superiores

'A educação é o principal instrumento de superação de desigualdades', argumentou.

Por Redação
Comentários (0)

28/06/2023 15h32 - Atualizado há 9 meses
Deputado Marcus Marcelo

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou requerimento pedindo a implantação de uma Unidade Educacional Tecnológica da Unitins (Universidade Estadual do Tocantins) em Araguaína.

O pedido, feito na semana passada na Aleto (Assembleia Legislativa), cita que o programa TO Graduado já prevê ofertas de cursos gratuitos no interior e solicita que a interiorização também seja realizada na cidade. 

“A implantação dessa unidade é de suma importância. Tenho acompanhado a luta dos deputados para que possa levar os cursos da Unitins para o interior do Estado e Araguaína não é diferente por ser um grande polo e atender toda aquela região. Entendo que Araguaína precisa entrar no projeto TO Graduado”, analisou Marcus Marcelo. 

O deputado citou a vocação universitária de Araguaína e a demanda crescente na região. “Araguaína já tem essa vocação universitária, e a educação é o principal instrumento de superação de desigualdades. Deixo esse requerimento para que o reitor possa estar avaliando a possibilidade, o que atrairá muitos jovens para os cursos que já são demandas da região”, afirmou.

TO Graduado

Marcus Marcelo parabenizou o reitor da Unitins, Augusto Rezende, pelo que chamou de “extraordinário” Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica. “A expansão da oferta de cursos superiores no Tocantins se tornou um importantíssimo instrumento de superação de desigualdades no nosso estado”, disse.

O programa oferta à população cursos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão do Agronegócio e Gestão Pública. Para o parlamentar, o agro hoje sustenta a balança comercial brasileira, e Araguaína é o polo do agronegócio da região norte do Tocantins. 

“A oferta de graduações nessas áreas atrai investidores e grandes empresas, tornando de suma importância a formação de profissionais. Além disso, o município atende a população de toda a região que busca na cidade oportunidades para melhoria da qualidade de vida”, completou o parlamentar. 

O deputado também destacou que a cidade conta com inúmeros facilitadores para a futura implantação. “A exemplo disso é a demanda da área e a disponibilidade de profissionais que podem contribuir com a formação dos estudantes, que podem vir a desenvolver no decorrer do curso inúmeros projetos acadêmicos em toda a região”, frisou.

Unitins em Araguaína

Até 2000, a Unitins tinha campus em Araguaína, quando iniciou o novo processo de adequação com a criação da UFT (Fundação Universidade Federal do Tocantins). Foram transferidos parte do patrimônio, alunos e cursos regulares à UFT.

“Está na hora de retornar a universidade à cidade. É necessário que se tenha uma universidade estadual na cidade e se amplie a oferta de cursos gratuitos”, mencionou o deputado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.