Projeto de Lei

Para aliviar crise financeira, deputado tocantinense apresenta PL que prorroga dívidas com INSS

Medida proporciona aos municípios um prazo adicional para se reorganizarem financeiramente

Por Redação
Comentários (0)

06/09/2023 09h17 - Atualizado há 7 meses
Deputado federal Vicentinho Júnior

Em resposta a difícil situação financeira enfrentada por muitos municípios brasileiros, com o objetivo de oferecer auxílio, por meio da extensão dos prazos e renegociação das dívidas dos gestores municipais, o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4271/2023.

A iniciativa tem como foco prorrogar por mais 60 meses, após o vencimento atual, as dívidas dos municípios perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS).

De acordo com o parlamentar, a medida proporciona aos municípios um prazo adicional para se reorganizarem financeiramente e cumprir com suas obrigações perante o INSS. “Em um momento em que muitos municípios enfrentam desafios financeiros consideráveis, essa proposta representa um passo importante na direção do apoio necessário para a estabilização fiscal destes órgãos. A prorrogação das dívidas e os descontos oferecidos pelo REFIS têm o potencial de viabilizar a recuperação financeira de municípios em todo o país”, explicou o deputado federal.

“É fundamental que o Congresso Nacional reconheça a importância desta alteração na lei e apoie essa iniciativa em prol dos municípios e do equilíbrio financeiro das entidades municipais. Nossa expectativa é que outros parlamentares se unam em apoio a esse PL, demonstrando solidariedade às dificuldades enfrentadas pelas administrações municipais e buscando soluções para suas necessidades financeiras”, concluiu Vicentinho Júnior.

Além disso, o projeto prevê a concessão de descontos sobre os valores de juros e multas, tornando a adesão dos municípios ao programa mais viável. A possibilidade de descontos de até 100% para pagamento à vista, bem como opções de parcelamento com descontos de 90% e 70% sobre multas e juros, tornando mais acessível a quitação de suas dívidas. O Projeto de Lei será analisado na Câmara dos Deputados pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças e Tributação.

Acompanhe a tramitação do Projeto

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.