Deputado estadual

Projeto de Gipão prevê pagamento de fiança via Pix para facilitar rotina dos escrivães de polícia

Policial fica com dinheiro em espécie até conseguir depositar na conta do Estado.

Por Redação
Comentários (0)

21/03/2023 12h31 - Atualizado há 1 ano
O Pix foi criado pelo Banco Central do Brasil em outubro de 2020.

Com o intuito de gerar mais segurança e agilidade ao Sistema de Segurança Pública do estado, e ainda resguardar a vida dos escrivães de polícia, o deputado estadual Aldair Costa (Gipão) apresentou um projeto de lei para que o pagamento de fiança seja realizado via PIX.

Atualmente, cidadãos que cometem crime passível de fiança ficam detidos, caso não tenham dinheiro em cédulas para o pagamento. Porém, se tiver o montante, o pagamento é feito ao escrivão, que recolhe o dinheiro do infrator para fazer o depósito posteriormente na conta do Poder Judiciário ou do Estado.

“Segundo informação de um escrivão da Polícia Civil, ele (próprio) já chegou a ficar com até R$ 30.000,00 em um final de semana para, quando for dia útil, fazer o depósito na conta do estado”, explicou Gipão.

O deputado ainda afirmou que o pagamento por meio do Pix "trará agilidade ao processo criminal e isenta os escrivães do risco de ter que lidar com um valor financeiro de propriedade pública".

O PL 1847/2023 será analisado pelas comissões permanentes de Justiça, Cidadania e Finanças. O procedimento antecede a votação da matéria pelos deputados em plenário.

PIX

O Pix foi criado pelo Banco Central do Brasil em outubro de 2020. É um tipo de transferência instantânea e de pagamento eletrônico oferecido a pessoas físicas e jurídicas, que funciona 24 horas, ininterruptamente, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.