Na Assembleia Legislativa

Redução de IPVA, ICMS e pagamento de indenização a servidores entram na pauta dos deputados

Medidas provisórias estão em tramitação nas Comissões da Casa Legislativa.

Por Redação 576
Comentários (0)

13/12/2023 10h16 - Atualizado há 4 meses
Sala das Comissões da Assembleia Legislativa.

Os parlamentares encaminharam nesta terça-feira (12/12), para a Comissão de Finanças, Tributação, Controle e Fiscalização, a Medida Provisória nº 23, que institui a indenização para agentes dos sistemas penitenciário e prisional e para servidores que exercem atividades de atendimento Socioeducativo. A medida foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) junto com outras matérias tributárias.

O Executivo propõe valores para pagamento das indenizações, a partir de janeiro de 2024, de R$ 700,00 para servidores efetivos ocupantes dos cargos de policial penal, agente analista de Execução Penal e Agente Socioeducativo, das Unidades Penais de Porte I, II e III e Unidades Socioeducativas I e II. Já para os ocupantes de cargos nas Unidades Penais IV e Unidades Socioeducativas III, a indenização para os servidores efetivos será de R$ 800,00.

O  governo justifica no texto que as indenizações são necessárias para preservar as condições de normalidade na segurança da população carcerária e socioeducanda e manter as funções desempenhadas nas respectivas Unidades Executoras das Políticas Penais e Socioeducativas.

Redução de IPVA

Em outro projeto do Governo sobre o código tributário estadual, fica proposto a redução de 30% na base de cálculo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nas operações e aquisição de veículos movidos a motor elétrico. A proposta também visa incentivar a redução de emissões de gases poluentes, já que os motores elétricos são fonte de energia limpa e sustentável evitando impactos negativos à saúde pública.

Redução de ICMS

Já a MP Nº 21 trata da redução na base do cálculo do Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) nas operações de importação realizadas por remessas postais ou expressas.

Defensoria Pública

Duas matérias de autoria da Defensoria Pública do Estado também serão analisadas na Comissão de Finanças, o Projeto de Lei Complementar nº 55 que organiza a estrutura da Defensoria Pública e o projeto que altera a lei nº 2.252 de 2009, que trata de mudanças no Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, dos servidores auxiliares da Defensoria.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.