Saúde pública

'Saúde não espera', afirma deputado Marcus Marcelo ao citar falta de leitos em Palmas e Araguaína

Parlamentar tem procurado os órgãos fiscalizadores para saber a real situação da saúde pública.

Por Redação
Comentários (0)

17/05/2023 07h42 - Atualizado há 11 meses
Marcus Marcelo também citou que pacientes de Araguaína esperam por tratamento contra o câncer.

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) manifestou sua preocupação com a saúde pública no Estado durante a sessão desta terça-feira (16) na Assembleia Legislativa do Tocantins. O parlamentar afirmou que tem procurado os órgãos fiscalizadores para saber a real situação sobre o atendimento nos hospitais do estado e buscar soluções urgentes.

“Eu quero externar minha preocupação, porque quem busca atendimento de saúde na rede pública é porque está precisando e saúde não espera. Sei da boa vontade do secretário da saúde, mas sempre fiz política me colocando no lugar das pessoas e a nossa missão aqui é cuidar da nossa gente na condição de representante. Não entra na minha cabeça quando uma pessoa recorre ao Sistema Único de Saúde, à UPA [Unidade de Pronto Atendimento], e por falta de atendimento essa pessoa vai a óbito”, apontou Marcus Marcelo

O deputado acrescentou que está fazendo um levantamento no qual verificou que faltam leitos não só em Palmas, mas em outras cidades. “A falta de leitos nos preocupa. Eu falando com a secretária de Saúde de Araguaína, fui informado que a transferência da UPA para o hospital às vezes é dificultada pela falta de leitos e a gente sabe da superlotação que tem. Eu sei que o Governo trabalha a obra do novo hospital de Araguaína, mas é preciso que a gente busque solução”.

Buscando soluções

Marcus Marcelo citou uma solução para a falta de leitos no Hospital Regional de Araguaína (HRA) apontada pela Defensoria Pública do Estado. “A própria Defensoria vem recomendando a ampliação de leitos e se necessário for a utilização do HDT [Hospital de Doenças Tropicais], eu entendo que há espaço e que tem que fazer de forma adequada, que é um hospital federal, para que a gente possa sanar e resolver a superlotação que tem no HRA”.

Para o parlamentar, trabalhar com informações reais é importante para que as resoluções sejam aceleradas. "A gente percebe que a Defensoria tem se movimentado e estou com uma audiência pública marcada com a promotora de Saúde, no Ministério Público, porque quero buscar informações, eu acho que a gente precisa trabalhar com informações”.

Outros atendimentos

Além da falta de leitos, Marcus Marcelo citou que pacientes de Araguaína esperam por tratamento contra o câncer. “Hoje tive informação que tem 10 pacientes esperando atendimento oncológico no HRA, em Araguaína, e precisamos dar atenção a essas pessoas, porque quando se para o tratamento, infelizmente a gente coloca em risco a vida dessas pessoas”.

Ele finalizou acrescentando que a saúde pública deve ser prioridade para atender os que não podem pagar por um tratamento. “Quem tem condição de recorrer ao privado, beleza, e quem não tem? A gente precisa sentir a dor dessas pessoas e tratar a saúde com a preocupação devida”. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.