Deputado estadual

Marcus Marcelo solicita à Conab construção de silo para armazenar grãos em Araguaína

Unidade de abastecimento da Conab estava em funcionamento desde 1978, mas foi desativada em 2020.

Por Redação
Comentários (0)

19/07/2023 14h44 - Atualizado há 9 meses
Deputado Marcus Marcelo

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou requerimento solicitando a construção de um silo para grãos em Araguaína na última sessão do semestre legislativo, no início do mês de julho. A unidade deve ser construída no Daiara (Distrito Agroindustrial da cidade), longe do centro, para evitar a intoxicação da população por produtos químicos e biológicos. 

“Venho requerer que esta Casa encaminhe expediente para o diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), senhor João Edegar Pretto, solicitando a construção de silo para grãos no Daiara, viabilizando o adequado armazenamento dos grãos e a sua correta distribuição”, falou o deputado durante a apresentação da pauta. 

Marcus Marcelo ainda citou a importância da unidade para atender principalmente os que mais precisam. “A Conab tinha capacidade para 1,2 mil tonelada de milho destinada à comercialização com criadores rurais de pequeno porte de animais e microagroindústrias”, afirmou.

Crescimento da população

O deputado justificou o pedido devido também ao crescimento da população. “Com o elevado crescimento do município de Araguaína e a ordenação do espaço urbano do plano diretor municipal, passou-se a ter necessidade de construção de um novo silo para atender a Conab”, disse.

Conab

Em funcionamento desde 1978, a unidade de abastecimento da Conab de Araguaína está inativa desde 4 de março de 2020. Uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicada no Diário Oficial da União, apresentou o extrato de contrato com uma empresa de transporte para levar o restante do milho armazenado no galpão de Araguaína para a unidade da Conab em Imperatriz (MA). 

O armazém em Araguaína viabilizava aos pequenos criadores e microagroindústrias a comercialização por meio de vendas diretas e preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.