Socorro móvel

Ferreirinha pede regionalização do Samu de Araguaína para atender mais cidades

Por Márcia Costa 732
Comentários (0)

26/04/2019 08h53 - Atualizado há 4 anos
Vereador mandou a sugestão aos deputados federais, senador e Ministério da Saúde

O vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, fez uma indicação ao Ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, pedindo a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Araguaína para que possa atender outras cidades da região.

A indicação também foi enviada para os deputados federais Célio Moura (PT), Dulce Miranda (MDB), Tiago Dimas (SD) e Vicentinho Junior (PR), e também ao senador Eduardo Gomes (MDB).

Conforme Ferreirinha, Araguaína possui as características necessárias para ser a central de atendimentos e base da regionalização, por ser uma cidade referência em atendimentos médico-hospitalares na região.

No Tocantins apenas três cidades possuem centrais do Samu, sendo elas: Palmas, que já possui atendimento regionalizado; Gurupi e Araguaína, que fazem atendimentos só na sua área de abrangência. 

"As cidades vizinhas a Araguaína padecem da necessidade do atendimento do órgão. Com o estudo de viabilidade, vamos saber da necessidade dos municípios e, consequentemente, o núcleo do Samu será dotado com mais viaturas e profissionais. Talvez até com uma UTI área e helicóptero", disse o vereador.

O parlamentar ainda ressaltou a importância da regionalização do Samu durante a temporada de praia. "Temos os rios Araguaia e Tocantins e, muitas das vezes, até a ambulância chegar lá, a pessoa já veio a óbito. Tendo um helicóptero o atendimento é rápido, aumentando as chances de vida da pessoa", explicou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.