Câmara

'Mosquito da dengue não morreu', diz vereador Geraldo Silva ao defender agentes de endemias

O vereador criticou o corte de gastos na saúde pública.

Por Márcia Costa
Comentários (0)

24/04/2020 17h40 - Atualizado há 4 anos
Vereador Geraldo Silva

"Apesar de estarmos vivendo uma pandemia de coronavírus, o poder público não pode se descuidar de outras doenças também graves". O alerta foi feito pelo vereador Geraldo Silva (MDB) na Câmara Municipal de Araguaína ao demonstrar preocupação com a redução no número de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

Segundo o parlamentar, muitos servidores temporários não tiveram os contratos renovados pela prefeitura, deixando a população desassistida no momento em que mais precisa de orientações e esclarecimentos sobre os cuidados com a saúde.

"A prefeitura alega que os moradores não estão recebendo os profissionais em casa durante a quarentena", disse o vereador.

Geraldo Silva também solicitou ao prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) que evite cortar gastos na área da saúde.

"Se for preciso cortar (gastos), que corte de outras secretarias, mas não podemos parar os atendimentos dos postos de saúde. Moro na zona rural, onde o atendimento foi reduzido e profissionais foram mandados para casa. Como fica o atendimento da mãe da família do assentamento, na zona rural?", questionou.

Geraldo Silva argumenta que os agentes de saúde são muitos importantes nesse momento de pandemia para tranquilizar a população e levar orientação sobre os cuidados com a higiene pessoal, que são importantes na prevenção ao coronavírus.

"Acredito que a prefeitura pode equipar esses profissionais com EPIs para que possam trabalhar com segurança e levar orientação aos moradores que estão isolados em casa durante a quarentena. O momento é muito difícil, mas não podemos esquecer que o mosquito da dengue não morreu, ele está ativo. Não podemos esquecer do calazar, nem de outras doença  como a chikungunya e o zika vírus, que também são graves e podem levar à morte", finalizou Geraldo Silva.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.