Requerimento

Wagner Enoque pede criação de 3º polo do Conselho Tutelar de Araguaína para suprir demanda

Em média, mais de 170 atendimentos mensais são feitos pelos Conselhos Tutelares.

Por Márcia Costa
Comentários (0)

16/10/2019 18h25 - Atualizado há 4 anos
Vereador Wagner Enoque (PSB)

O vereador Wagner Enoque (PSB) apresentou na Câmara Municipal um requerimento solicitando ao Poder Executivo a criação de mais um polo do Conselho Tutelar em Araguaína. A justificativa é o aumento da demanda pelo crescimento de bairros na cidade.

Em média, mais de 170 atendimentos mensais são feitos pelos Conselhos Tutelares, demanda que é considerada alta para uma cidade com cerca de 180 mil habitantes e que possui 10 conselheiros, cujo trabalho é apurar denúncias, aconselhar os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes e fazer o acompanhamento dos casos, mas estão sobrecarregados. 

“Sabemos que o Conselho Tutelar é um órgão do município que tem como principal função zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Além disso, o Conselho Tutelar deve aplicar medidas a favor da proteção e direitos dos menores. Desde 2012, quando da implantação do segundo polo, muita coisa mudou. Os atendimentos aumentaram e são muitas denúncias para poucos conselheiros, que ainda atendem a zona rural”, disse.

Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, por telefone, encaminhados pelas delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou escolas. A partir do atendimento do Conselho Tutelar, o profissional aplica medidas de proteção.

O parlamentar também destacou a importância de investir na infraestrutura dos atuais Conselhos Tutelares.

Com a criação de outra sede do Conselho Tutelar, mais recursos serão destinados para que os profissionais desenvolvam um trabalho de qualidade. É um órgão muito importante para o município que está 24 horas na ativa, zelando pelos direitos das crianças e adolescentes. Eles precisam de ferramentas para trabalhar e de condições dignas ”, afirmou Wagner Enoque.

O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.