Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

POLÊMICA

Vídeo: Gaguim se revolta ao comentar matéria do Estadão e nega que só 'bate ponto e vaza'

Jornal apontou mais de 1.000 presenças do deputado em comissões.

Por Eduardo Azevedo 900
Comentários (0)

25/11/2023 09h45 - Atualizado há 5 meses
Parlamentar postou vídeo uma semana depois da veiculação da reportagem

Nesta sexta-feira (24), o deputado federal Carlos Gaguim (UB) veio a público comentar as recentes polêmicas relacionadas à sua participação nas atividades da Câmara dos Deputados, refutando acusações veiculadas pela mídia sobre sua presença fictícia em comissões parlamentares.

A polêmica envolvendo o nome do deputado ocorreu na última semana, após a divulgação de uma reportagem do jornal Estadão com informações sobre uma grande divergência entre a frequência registrada pelo parlamentar e a efetiva participação nos debates das comissões da Câmara. 

Por meio das redes sociais, o parlamentar expressou profundo descontentamento com a maneira como as informações foram divulgadas, rotulando-as de irresponsáveis e pouco apuradas. "Gostaria de esclarecer recentes notícias veiculadas de forma irresponsável e pouco apurada pela mídia. Fui acusado de “bater ponto” e não participar das comissões da Câmara dos Deputados", disparou.

Gaguim disse que as atividades mencionadas não eram comissões, mas sim audiências públicas, as quais não exigem quórum para sua realização. "Como vice-líder do partido, tenho o direito de participar de todas as Comissões e Audiências Públicas, e tenho me envolvido ativamente em diversos projetos", completou.

Gaguim salientou que o Regimento Interno da Câmara o habilita a participar dessas audiências e comissões. Ele também lamentou o tipo de jornalismo feito pelo Estadão, ao veicular a reportagem. "Não fujo ao trabalho, pois respeito a confiança depositada por vocês, eleitores, e valorizo a oportunidade de representar o povo tocantinense. Lamento profundamente o tipo de jornalismo que foi praticado, sem ética e respeito pela veracidade dos fatos. Infelizmente, não me foi concedido o direito de resposta para esclarecer a situação antes que a notícia fosse veiculada", finalizou.

Confira a manifestação do deputado na íntegra.

A reportagem do Estadão

De acordo com registros do Estadão, Gaguim tem marcado presença em um número significativo de comissões da Casa, acumulando 1.006 presenças desde o início de seu mandato. Uma média de 11 comissões por dia, o que o posiciona como o líder nesse quesito, superando consideravelmente o segundo colocado, que registra 632 presenças.

Porém, de acordo com as informações disponibilizadas, o modus operandi do parlamentar tem levantado questionamentos sobre a natureza de sua participação nessas sessões.

"O hábito é simples: o congressista chega ao corredor das comissões – composto por 16 salas – e começa um “tour”. Ele vai a um plenário, registra presença e logo depois se retira para a próxima sala. O método então se repete até visitar todos os espaços. É como se Gaguim tivesse sido eleito por Tocantins para marcar presenças, ao invés de debater projetos e discutir melhorias para o Estado", diz o Estadão na postagem. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.