Combate ao crime

Cinco membros de facção suspeitos de série de homicídios são presos com várias armas em Palmas

Eles também são apontados por praticaram roubos à mão armada na capital.

Por Redação 527
Comentários (0)

13/05/2023 10h24 - Atualizado há 11 meses
Armas apreendidas

A Guarda Metropolitana de Palmas prendeu, nesta sexta-feira (12), cinco investigados por homicídios ocorridos nas últimas semanas na capital. Eles têm 19, 21, 22 e 25 anos.

Além das prisões, foram apreendidas 5 armas de fogo - sendo uma .40, uma 9mm e três de calibre 380 -, telefones celulares, capacetes, munições, relógios, joias e o veículo que eles ocupavam no momento da prisão, fruto de um roubo anterior.

Em coletiva de imprensa, o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), Wlademir Mota Oliveira, esclareceu que os presos podem estar diretamente ligados a pelo menos 7 homicídios ocorridos em Palmas.

“A Polícia Civil do Tocantins, juntamente com as demais forças de segurança, está trabalhando incansavelmente para elucidar todos os homicídios ocorridos em Palmas e, nesta sexta-feira, mais 5 homens integrantes de facção criminosa foram capturados de posse de 5 armas de fogo. Isso demonstra o empenho e a dedicação da PC-TO e das forças parceiras para que o crime não prevaleça no Tocantins”, disse. 

O secretário Wlademir Oliveira também reiterou que a gestão está reforçando o efetivo visando, única e exclusivamente, desvendar todos os crimes de homicídios e identificar seus autores.  

“As prisões efetuadas são um forte indicativo de que as forças de segurança estão no caminho certo no enfrentamento ao crime organizado. Assim sendo, não vamos recuar até que todos os criminosos sejam localizados, presos e levados à Justiça para que respondam por seus crimes”, enfatizou. 

Combate ao crime organizado 

O delegado titular da Diretoria de Repressão a Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), Afonso Lyra, ressaltou que a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Metropolitana têm atuado de maneira incansável com o objetivo de dar uma resposta  positiva à série de homicídios praticados em Palmas.  

“O trabalho incansável, que vem sendo realizado pela PC-TO, por meio de suas unidades especializadas, em parceria com as demais forças de segurança, tem possibilitado com que a Polícia Civil possa esclarecer os homicídios ocorridos em Palmas que têm assustado, sobretudo, a população que reside na região sul da capital. Desse modo, as prisões realizadas nesta sexta pela Guarda Metropolitana nos possibilitam esclarecer pelo menos sete crimes de homicídios ocorridos nos últimos dias”, finalizou o diretor.  

O delegado da 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP), Israel Andrade, esclareceu que os presos já eram investigados pela unidade policial pelos crimes de homicídios, sendo que, inclusive, testemunhas já os reconheceram como sendo autores de crimes contra a vida na capital.  

“São elementos de altíssima periculosidade que foram reconhecidos como autores de um homicídio ocorrido na noite da última quinta-feira (11), no Jardim Taquari, e também por dois roubos à mão armada, inclusive do veículo que ocupavam no momento em que foram abordados pela Guarda Metropolitana. A 1ª DHPP já vinha investigando a participação deles e, com o aprofundamento das investigações, constatamos que eles têm envolvimento direto em pelo menos sete crimes. Por isso, foram autuados em flagrante por homicídio qualificado, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo”, frisou. 

Integração 

O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMU), Agostinho Araújo, reforçou que a integração entre a Guarda Metropolitana, a Polícia Civil e a Polícia Militar têm como único objetivo trazer paz e tranquilidade aos moradores de Palmas.

“Forças de segurança unidas e integradas trazem mais segurança e tranquilidade a toda a população, fazendo com que muitos investigados por crimes graves como homicídios sejam localizados e presos, como exemplo da ação dessa sexta, onde foi possível retirar de circulação mais 5 homens que podem estar ligados a vários homicídios”, pontuou.  

O delegado plantonista da 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil, Leandro Risi, complementou que logo após a chegada dos presos na unidade, as equipes do plantão e da 1ª DHPP intensificaram as investigações e descobriram que eles também são apontados por praticaram dois roubos à mão armada na capital.

“Os roubos serão apurados por outras unidades policiais, sendo que nesta sexta eles foram autuados por homicídios qualificados e encaminhados à Unidade Penal Regional de Palmas, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário”, destacou.

Veículo apreendido

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.