Criminoso estava espancando três idosos, mãe e filhos.
O policial penal Rafael dos Santos Gáspio estava em sua residência em Conceição do Tocantins com seus familiares e a delegada de Polícia Civil Melícia Resende Rocha Ganzaroli de Ávila de forma tranquila, por volta das 20 horas, desta segunda-feira (27).
Contudo, no momento em que o policial e a delegada estavam se preparando para jantar, eles foram surpreendidos por populares que chegaram à residência gritando por socorro.
As pessoas, em meio ao pânico e desespero, relataram aos policiais que três idosos estavam sendo agredidos por um homem, o qual supostamente estava drogado e utilizava uma barra de ferro.
Diante da situação, Rafael dos Santos e Melícia Resende se deslocaram até o local dos fatos, que era próximo. Ao chegarem, eles se depararam com o jovem E. P. S., de 19 anos, desferindo golpes com uma barra de ferro na cabeça de um dos idosos.
A vítima, de 67 anos, já se encontrava caída ao chão e quase inconsciente. Na ocasião, a irmã do idoso, de 66 anos, e sua mãe, de 97 anos, estavam debruçadas sobre ele na tentativa de protegê-lo, pois o autor o agredia com vários golpes na região da cabeça.
Os policiais abordaram o agressor e lhe deram voz de prisão, porém, o jovem resistiu à abordagem e se retirou de dentro da residência dos idosos. Em seguida, o agressor tentou retornar para dentro da casa no sentido de dar continuidade aos atos de violência, foi impedido por Rafael e Melícia, mas fugiu, pois os policiais já haviam sacado suas armas.
Em seguida, os policiais entraram em contato com o socorro para resgatar as vítimas e acionaram um policial militar que também estava de folga para ajudar na captura do autor.
Autor preso
Após a chegada da ambulância, que conduziu as vítimas ao hospital, os policiais realizaram diligências e conseguiram localizar o autor escondido em um terreno baldio, já distante do local dos fatos.
Capturado, o agressor foi conduzido à Central de Atendimento da Polícia Civil, em Arraias, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio triplamente qualificado e ameaça.
As vítimas disseram que teriam sido mortas pelo jovem caso os policiais não tivessem agido com rapidez, pois o agressor dizia a todo momento que iria matá-las.
Uma das vítimas precisou ser hospitalizada devido à gravidade dos ferimentos. A Polícia Civil dará continuidade às investigações no sentido de apurar os motivos de tamanha fúria empregada nas agressões aos idosos.
Prontidão
A delegada Melícia Resende enfatiza que as forças de segurança do Tocantins sempre estarão de prontidão 24 horas por dia para defender o cidadão e combater o crime. “Mesmo em momentos de lazer ou folga, os policiais civis do Tocantins estão atentos e prontos para intervir em situações que demandem ações que visem resguardar a vida, o patrimônio e a integridade física do cidadão”, disse.
O diretor da Unidade Penal Regional de Arraias, Myller Bispo, parabenizou os policiais envolvidos na ação. “A pronta intervenção dos colegas é motivo de muito orgulho para todos nós. Nesse sentido, a Polícia Penal do estado, juntamente com as demais forças de segurança, sempre estará de prontidão para garantir a proteção do cidadão e combater o crime”, ressaltou o diretor.
Lotação
Rafael dos Santos Gáspio é lotado na Unidade Penal Regional de Arraias. Melícia Resende Rocha Ganzaroli de Ávila é diretora de Polícia do Interior e responde pela 104° DP (Delegacia de Polícia de Conceição do Tocantins).