Mandados de prisão

Dois empresários do Tocantins são alvos de megaoperação da Polícia Civil de Mato Grosso

São apontados como integrantes de organização criminosa de tráfico de drogas.

Por Redação 2.165
Comentários (0)

07/12/2022 12h12 - Atualizado há 1 ano
Operação foi realizada nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Goiás.

A Polícia Civil do Tocantins cumpriu na manhã desta quarta-feira (07/12), dois mandados de prisão em desfavor de empresários tocantinenses apontados como integrantes de uma organização criminosa interestadual de tráfico de drogas. 

Os mandados foram cumpridos por agentes da 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC) e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), em apoio a operação Efialtes, deflagrada pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso que apurou a violação de lacres e troca de material entorpecente apreendido por policiais civis daquele estado.

O delegado Evaldo Gomes, da DEIC Palmas, destacou que os dois empresários, presos preventivamente nesta manhã, estão sendo investigados por participarem da organização criminosa lavando o dinheiro oriundo da venda dessas drogas. 

O delegado Higo Oliveira, da Delegacia de Confresa (MT), que participou das diligências em Palmas, destacou que a operação visa combater o crime dentro da própria Polícia Civil do Mato Grosso. “A operação apurou inicialmente o desvio de conduta de alguns policiais que violavam os lacres das drogas apreendidas em Mato Grosso e substituíam o material por gesso ou isopor”, informou. 

O delegado Evaldo Gomes ressaltou também a integração das polícias no combate ao crime organizado. “Temos trabalhado diuturnamente na integração com polícias de outros Estados que fazem divisa com o Tocantins, como é o caso do Mato Grosso, porque o crime organizado desses estados também trocam informações e para combatê-los nós precisamos trabalhar juntos”, finalizou. 

Operação Efialtes

A operação deflagrada em Mato Groso cumpriu 39 mandados de prisão preventiva, 59 buscas e apreensões, quatro ordens de suspensão de atividades econômicas de empresas utilizadas para realizar a lavagem de dinheiro, além do bloqueio de valores no montante de R$ 25 milhões, sequestro de 14 veículos e quatro imóveis e o bloqueio de contas bancárias dos investigados.

As ordens judiciais foram cumpridas nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Goiás. 

A operação contou com a participação de mais de 300 policiais civis, sendo 270 da Polícia Civil de Mato Grosso e 30 dos outros estados, no cumprimento dos mandados.

Efialtes é uma referência ao personagem que se tornou célebre por trair a confiança do rei espartano Leônidas, em 480 a.C., ajudando o rei persa Xerxes, inimigo de Esparta, a encontrar um caminho alternativo no desfiladeiro das Termópilas, assim agindo, visando obter vantagem indevida (recompensa). 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.