Atendimento na saúde

Glossário Indígena é elaborado para melhorar comunicação e atendimento aos povos originários no Tocantins

Trabalho foi realizado em parceria com a UFT.

Por Redação
Comentários (0)

04/03/2023 12h41 - Atualizado há 1 ano
Reunião entre os representantes da Saúde e UFT.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) se reuniu na sexta-feira (03/03), com técnicos e coordenadores de cursos superiores, da área da saúde, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para apresentação do Glossário Indígena.

A reunião estabeleceu uma parceria permanente entre a pasta e a instituição de ensino, com o objetivo de melhorar a qualidade da comunicação e atendimento dos povos originários no Estado do Tocantins.

Durante o encontro ficou estabelecido que a produção do Glossário Indígena (projeto da SES-TO), seja fruto da parceria firmada. A ação leva em consideração que o projeto impacte na formação dos futuros trabalhadores da Saúde.

 “Nossa preocupação enquanto Secretaria é garantir os direitos dos povos originários, respeitando suas culturas, suas línguas e suas culturas. Para isso a gente vem dialogando com várias áreas, pela própria questão do choque cultural, visando melhorar a comunicação para facilitar o atendimento no que tange a saúde”, relatou Francisco Neto, coordenador do Programa Diversidade na Saúde da SES-TO.

Para o diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde, da SES-TO, Robson José da Silva, “o encontro é o avanço de mais uma etapa em que reconhece a importância da UFT enquanto apoiadora dentro do processo de melhoria comunicacional com povos originários, garantindo um espaço de discussão sobre o cuidado com a população indígena”, esclareceu.

De acordo com Maria Santana Ferreira dos Santos, Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, "o Glossário é um material inovador e a parceria da SES com a UFT mobiliza a pesquisa e a extensão em prol dos povos indígenas usuários do SUS".

O Glossário

O Glossário Indígena é um projeto embrionário da SES-TO, na construção de saúde que será lançado escrito, em vídeo e podcast a fim de estabelecer elo compreensível através da linguagem entre profissionais de saúde e população indígena, facilitando o atendimento e diagnosticando casos com mais agilidade e precisão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.