Documentos falso

Homem tenta enganar banco para se livrar de dívida de quase R$ 7 mil em Araguaína

O homem foi preso no momento em que deixava a agência. Se condenado, ele pode pegar até 5 anos de prisão.

Por Redação 2.992
Comentários (0)

05/07/2019 09h10 - Atualizado há 4 anos
O homem foi preso em Araguaína

Dilmar Potratz, de 53 anos, foi preso em flagrante ao tentar enganar o funcionário de um banco com documentos falsos para retirar seu nome do cadastro de emissor de cheques sem fundos, em Araguaína, nesta quinta-feira (04).

A dívida com cinco cheques devolvidos era de quase R$ 7 mil. A fraude foi percebida pelo banco porque os documentos continham selos cartoriais antigos, que deixaram de ser utilizados pelos tabeliões ainda em 2015. Ele disse que não sabia da falsificação. 

Atualmente são usados selos digitais, impressos na hora que o cartório realiza o ato e são de emissão controlada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Dilmar Potratz foi preso ao sair da agência e levado para a delegacia de Polícia Civil Araguaína, onde foi ouvido. Se condenado, ele pode pegar até 5 anos de prisão.

Selo digital

O selo digital foi criado com o objetivo de modernizar o processo de certificação dos atos dos Notários e Registradores do Serviço Extrajudicial do Estado do Tocantins e também propiciar ao cidadão maior comodidade, transparência, rapidez e segurança nas operações feitas nos Cartórios Extrajudiciais do Tocantins.  

Na prática, isso significa uma forma eficaz de combater fraudes, como a registrada em Araguaína, pois garante ao cidadão e às instituições o acesso imediato à autenticidade do documento e às várias informações através do QR Code que está estampado em cada selo.

Com um smartfone é possível fazer a leitura do código e ver na mesma hora a autenticidade, onde foi expedido, qual ato cartorial está certificando e o valor que deve ser pago pelo ato.

Como parte desses recursos são destinados ao Poder Judiciário, os selos digitais também são uma forma do TJ controlar a prestação de serviço dos cartórios e o devido repasse das receitas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.