Porto Nacional

Homem é preso por armazenar centenas de embalagens de agrotóxicos dentro de residência

Responsável pela residência alegou trabalhar com reciclagem.

Por Redação
Comentários (0)

30/06/2023 14h47 - Atualizado há 10 meses
Vasilhames armazenados irregularmente

Um homem de 44 anos foi preso por descartar vasilhames de defensivos agrícolas dentro de uma residência em Porto Nacional, região central do Tocantins, nesta sexta-feira (30).

O crime está previsto no artigo 15 da Lei 7.802/1988, que estabelece pena de 2 a 4 anos de reclusão para esse tipo de infração.

A residência fica localizada no bairro Jardim dos Ypes, e estava sendo utilizada clandestinamente para o descarte irregular de vasilhames vazios de defensivos agrícolas diversos. No local, os policiais constataram aproximadamente 160 kg de embalagens vazias, que foram jogadas ao solo, desrespeitando a legislação em vigor.

Durante a investigação, o responsável pela residência alegou trabalhar com reciclagem, porém um laudo pericial confirmou a presença de recipientes plásticos de diversos herbicidas dispostos diretamente no solo.

O delegado Gustavo Henrique ressaltou a importância do uso responsável de defensivos agrícolas na cadeia produtiva do agronegócio e reforçou o manejo correto do produto. "O uso indevido desses produtos pode acarretar danos tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente, por isso, tanto o manejo quanto o descarte devem ser realizados em conformidade com a legislação vigente", afirmou.

A investigação segue em andamento. Na segunda fase, buscará identificar a procedência desses materiais, averiguando se foram adquiridos de forma legal ou ilícita.

Pena de 2 a 4 anos de reclusão para esse tipo de infração

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.