Tem 18 anos

Jovem de 18 anos é apontado como o maior golpista do extremo norte do Tocantins

Ele abria empresas e ameaçava incluir comerciantes no cadastro de inadimplentes.

Por Redação 973
Comentários (0)

08/05/2021 10h07 - Atualizado há 2 anos
Cartões de créditos apreendidos com o jovem

Um jovem de 18 anos suspeito de aplicar dezenas de golpes em comerciantes no extremo norte do Tocantins foi preso em Goiânia (GO) na tarde desta sexta-feira (07).  

Ele foi localizado enquanto se encontrava em uma residência no Parque Santo Antônio. Durante a prisão, os policiais localizaram com o jovem 37 cartões bancários em nome de terceiros, além de várias máquinas de cartão de crédito.

A operação que resultou na prisão do jovem teve início há alguns meses, quando comerciantes das cidades de Sítio Novo do Tocantins, Axixá e São Miguel registraram boletins de ocorrência relatando que haviam sido vítimas do rapaz.

Após inúmeros registros de ocorrências, começamos a investigar os fatos e constatamos que o indivíduo, apesar da pouca idade, se especializou em aplicar golpes de estelionato e extorsão. Ele abria empresas e, por meios fraudulentos, se apoderava dos dados dos comerciantes e então começava a ameaçá-los, afirmando que os mesmos tinham uma dívida com a empresa dele e que se não pagassem teriam seus nomes incluídos no cadastro de inadimplentes”, disse o delegado Antônio Bandeira.

Na grande maioria dos casos, os comerciantes não pagavam. Porém, de alguma maneira, o golpista incluía o nome da vítima nos órgãos de proteção ao crédito e, novamente, insistia nas ameaças, exigindo dinheiro para retirar o nome da lista de inadimplentes.

As investigações da Polícia Civil do Tocantins apontaram que, em muitos casos, o investigado conseguiu auferir lucro por meio das extorsões.

O delegado Antônio Bandeira representou junto à justiça pela prisão do jovem, a qual foi deferida, mas ele fugiu para Goiânia antes de ser capturado no Tocantins. “Mesmo com a fuga do investigado, intensificamos as diligências e descobrimos que ele tinha fugido para Goiânia. Mediante compartilhamento de informações com o serviço de inteligência da PM goiana, repassamos cópia do mandado judicial e, na tarde de ontem, o homem foi encontrado e preso”, afirmou.

A autoridade policial ressaltou que o jovem já responde a mais de 10 inquéritos policiais por crimes como extorsão e estelionato e que, muito provavelmente, também estava aplicando golpes em Goiás.

Depois de ser conduzido até a Central de Flagrantes de Goiânia, o suspeito foi levado para a Casa de Prisão Provisória da cidade, onde permanecerá à disposição da justiça do Tocantins.

Para o delegado, a confirmação da prisão do jovem traz um imenso alívio aos comerciantes das cidades do Bico do Papagaio, uma vez que eles foram vítimas do criminoso, alguns mais de uma vez.

A melhor resposta que a Polícia Civil poderia dar era aprofundar as investigações, localizar o paradeiro do indivíduo e efetuar a prisão do mesmo, pois se trata de uma pessoa que causou muitos transtornos e prejuízos por onde passou”, finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.