Em Palmas

Juiz pioneiro no Tocantins, Sândalo Bueno morre aos 65 anos; TJ decreta luto oficial de 3 dias

Ele tomou posse como juiz de direito em 25 de outubro de 1989.

Por Redação 764
Comentários (0)

25/11/2023 08h46 - Atualizado há 4 meses
Sândalo Bueno do Nascimento

O juiz de direito aposentado Sândalo Bueno do Nascimento faleceu em Palmas, nesta sexta-feira (24). O magistrado tinha 65 anos, completados no último dia 19 de novembro, casado com Maria Luiza do Nascimento, tem dois filhos: Sândalo Bueno do Nascimento Filho e Stella Bueno do Nascimento, e quatro netos. 

Ele atuou por 25 anos no Poder Judiciário do Tocantins. Tomou posse como juiz de direito em 25 de outubro de 1989 e sua aposentadoria foi publicada no Diário da Justiça de 13 de março de 2014. Em 1991, ele assumiu a presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), onde exerceu dois mandatos. 

“Neste momento de imensa tristeza e dor, externamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho, rogando a Deus que traga o conforto necessário a todos”, disse a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, em nota de pesar.

A presidente do TJTO também declarou luto oficial no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins, por três dias, a partir desta sexta-feira (24/11). Durante este período, as bandeiras das sedes do Poder Judiciário deverão ser hasteadas a meio mastro como forma de homenagear o magistrado pelo seu trabalho e dedicação.

Além da presidente do TJTO, outras autoridades também lamentaram o falecimento. 

Notas de pesar 

"O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento do juiz de Direito aposentado Sândalo Bueno do Nascimento, que deixa seu nome registrado na história do Estado e da magistratura tocantinense.

Sândalo Bueno foi pioneiro, tendo ingressado nos quadros do Tribunal de Justiça do Estado ainda em 1989. Viveu a estruturação do Poder Judiciário no Tocantins e contribuiu firmemente, tendo passado por diversas comarcas e ocupado funções de destaque, como as de juiz eleitoral de Palmas e juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foi também professor de Direito e presidiu a Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) em três ocasiões. Aposentou-se em 2014, mas manteve seu nome muito vivo na memória da magistratura estadual, como ainda manterá.

Aos seus familiares, em especial à sua esposa, Maria Luíza do Nascimento (assessora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Escola Superior da Magistratura Tocantinense – Esmat), nos solidarizamos e desejamos conforto neste momento de perda". 

_________________________

"É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo, o juiz de Direito aposentado Sândalo Bueno do Nascimento, aos 65 anos, ocorrido nesta sexta-feira (24), em Palmas.  

Sândalo Bueno foi pioneiro na magistratura do Tocantins, tendo ingressado no quadro do Tribunal de Justiça do Estado em 1989. Ele deixou um legado significativo como juiz eleitoral de Palmas e juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além disso, Sândalo Bueno também foi um dedicado professor de Direito e presidiu com muita responsabilidade a Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) antes de se aposentar em 2014.  

Em sua partida, deixa a esposa Maria Luíza do Nascimento e dois filhos: Sândalo Bueno do Nascimento Filho e Stella Bueno do Nascimento, além de quatro netos.  

Neste momento de profunda dor e despedida, rogo a Deus para que conforte o coração de todos os seus familiares, amigos e ex-colegas de trabalho. Que nosso Senhor o receba em seus braços e traga o amparo necessário para todos nós".

Vereador Folha / Presidente da Câmara Municipal de Palmas

________________________

"Recebemos com pesar a notícia do falecimento do Dr. Sândalo Bueno do Nascimento, juiz de Direito aposentado. Seu nome ficará registrado na história do Estado e da magistratura tocantinense por toda sua contribuição, tendo trabalhado desde a estruturação do Poder Judiciário no Tocantins até sua aposentadoria, em 2014.

Aos familiares e amigos, estendemos os sentimentos de solidariedade e de conforto neste momento de perda. A ausência de um ente querido é uma dor que não pode ser curada, apenas atenuada. Que Deus o receba em seus braços".

Carlos Humberto Lima / Secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

_________________________

"Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento do juiz aposentado, Dr. Sândalo Bueno do Nascimento, de 65 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 24, em Palmas. 

O juiz, Dr. Sândalo Bueno do Nascimento atuou no Poder Judiciário do Tocantins por 25 anos. Tomou posse como juiz de Direito no ano de 1989 e se aposentou em 2014. Foi presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) por dois anos.

Transmito as minhas condolências aos seus familiares, a sua esposa Maria Luiza do Nascimento, aos seus filhos, Sândalo Bueno do Nascimento e Stella Bueno do Nascimento, e aos seus netos, bem como aos seus colegas de trabalho, a todos que o admiravam e compartilhavam da sua amizade.

Neste momento de dor e saudades, rogo ao nosso Bom Deus para que conforte o coração de cada um".

Laurez Moreira / Vice-governador do Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.