Rebelião

Julgamento de presos que fugiram de presídio segue durante todo o final de semana em Araguaína

Justiça começou a interrogar os réus nesta sexta-feira (15/3).

Por Redação 556
Comentários (0)

16/03/2024 10h47 - Atualizado há 1 mês
Fórum de Araguaína está com segurança reforçada durante o julgamento

Notícias do Tocantins - Doze dos 15 réus envolvidos na fuga do Presídio Barra da Grota, em outubro de 2018, em Araguaína, começaram a ser interrogados nesta sexta-feira (15/3) durante o Tribunal do Júri. Os outros três acusados serão interrogados neste sábado (16/3). O julgamento, que começou na segunda-feira (11/3), segue até a próxima semana, no Fórum de Araguaína.

Presidido pelo juiz Carlos Dutra, o julgamento seguirá sem interrupções durante todo o final de semana, dias 16 e 17 de março, sábado e domingo, respectivamente. Até o momento, já foram ouvidas 41 testemunhas e, após finalizar o interrogatório dos acusados, serão iniciados os debates.

Três promotores participam da sessão, além de três defensores públicos e dois advogados. A segurança no Fórum de Araguaína foi reforçada durante os dias do Tribunal do Júri. 

Entenda o caso

O julgamento de todos os 19 réus envolvidos na fuga do Barra da Grota estava marcado para outubro de 2023, mas durante a sessão, ocorrida de 23 a 27/10, a pedido da Defensoria Pública e de um advogado de defesa, os processos de 15 acusados foram desmembrados e somente quatro foram a julgamento. Eles foram condenados e as penas chegaram a 82 anos de reclusão.

A rebelião e fuga dos detentos do Presídio Barra da Grota ocorreram no dia 2 de outubro de 2018. Dez presos morreram após confrontos com a polícia. Dos 19 julgados, um responde por tentativa de homicídio e os demais, incluindo os quatro já condenados, por associação criminosa, fuga de presídio mediante violência, latrocínio, roubo, sequestro e cárcere privado.

Este júri é atípico, foram sorteados 80 jurados - e não os 25 como ocorre normalmente -, em razão das partes terem direito a 48 dispensas. A defesa de cada acusado tem direito a três dispensas de jurados, neste caso o valor de dispensas chegou a quase 50.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.