Tocantins

Menino de 10 anos age rápido e salva mãe de morrer eletrocutada; 'meu herói', diz emocionada

Ao ver a mãe sendo eletrocutada, garoto desligou o padrão de energia.

Por Redação 872
Comentários (0)

23/11/2023 14h40 - Atualizado há 6 meses
Vítima sofreu queimadura de 2º grau na mão

Em um ato de coragem e determinação, o menino José Gabriel Botelho, de 10 anos, salvou a vida da própria mãe, que estava sendo eletrocutada por meio de um fio elétrico conectado ao tanquinho de lavar roupa na área de serviço da residência, no setor Taquaralto, em Palmas.

O fato aconteceu no domingo (19), às 11h da manhã, quando Gabriel conseguiu interromper a corrente e a eletrocussão, desligando o padrão de energia da casa. 

“Eu coloquei os tapetes para lavar no tanquinho e fui jogar água na área de serviço. Ao perceber que a extensão que ligava o tanquinho estava no chão e poderia ser molhada, eu fui pegar para tirar e colocar no alto, onde ela sempre fica. Quando eu toquei no cabo, ele me jogou na parede e comecei a receber a descarga. Graças a Deus, eu ainda consegui gritar por socorro, então meu filho apareceu e eu o instruí a desligar o padrão de energia da casa. Ele queria tocar em mim, mas eu avisei que não podia. Muito nervoso, Gabriel saiu correndo e foi desligar. Nessa hora, eu já estava perdendo a consciência”, contou a servidora pública Lucirene Gomes Botelho, de 48 anos.

Quando ele terminou de desligar tudo, o fio se desgrudou de mim e eu ainda consegui dar instruções para que ele chamasse o Corpo de Bombeiros”, completou a vítima.  

Quando os bombeiros militares chegaram ao local, encontraram Lucirene consciente, orientada, sentada no chão, com sinais de queimadura de 2º grau por eletricidade na mão esquerda, queixando-se de fraqueza e apresentando tremores. Após ser avaliada no local, a vítima foi levada a uma unidade hospitalar, onde ficou sob observação. 

“Gratidão a Deus e ao meu filho José Gabriel, que me salvou desligando o padrão. Hoje, posso dizer que sou filha dele. Ele é meu herói. Obrigada ao Corpo de Bombeiros pela presteza e atenção”, emocionou-se Lucirene, afirmando que no dia do ocorrido, seu esposo havia saído para comprar um frango para o almoço da família, e, na hora de sair, chamou o filho para ir junto, mas ele se recusou.

“Deus me deu um livramento, meu filho não quis sair com o pai dele porque ele ia me salvar”, completou.

Cuidados

O comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Palmas, tenente-coronel Alex Matos Fernandes, elencou cuidados importantes sobre o assunto para evitar incidentes graves e fatais.

1. Certifique-se de que a tomada elétrica e o cabo de alimentação da máquina de lavar estejam em boas condições, sem danos visíveis. Substitua qualquer fio ou plugue danificado imediatamente. Não utilizar benjamins ou extensões sem a devida certificação do INMETRO.

2. Mantenha a área ao redor da máquina de lavar seca. Evite o contato da máquina com a água para reduzir o risco de choque elétrico. Nunca toque na máquina com as mãos molhadas.

3. Não sobrecarregue a máquina de lavar, seguindo as instruções do fabricante para capacidade máxima. O excesso de peso pode causar danos à máquina e aumentar o risco de problemas elétricos.

4. Não tente consertar ou realizar manutenção na máquina de lavar enquanto ela estiver ligada. Desconecte-a da tomada antes de realizar qualquer operação de manutenção ou limpeza.

5. Verifique regularmente os cabos e fios elétricos da máquina de lavar para garantir que estejam em boas condições. Se notar algum problema, desligue a máquina imediatamente e busque a assistência de um profissional qualificado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.