'Gatos de energia'

Nova operação prende 11 pessoas por furto de energia elétrica em cidades no Bico do Papagaio

Durante a ação foram efetuadas 45 autuações e 179 inspeções no Bico do Papagaio.

Por Redação
Comentários (0)

01/10/2023 15h01 - Atualizado há 6 meses
Operação foi realizada em Augustinópolis, Araguatins, São Miguel do Tocantins, Axixá e Sítio Novo

Equipes da Polícia Civil do Tocantins e da Energisa realizaram entre os dias 25 e 29 de setembro uma ação conjunta nas cidades de Augustinópolis, Araguatins, São Miguel do Tocantins, Axixá e Sítio Novo do Tocantins com o objetivo de combater o furto, fraudes e ligações clandestinas de energia elétrica.

Durante a operação, foram efetuadas 11 prisões em flagrante, 45 autuações e 179 inspeções. A operação mobilizou aproximadamente 30 profissionais da Delegacia de Repressão de Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadoras de Serviços Públicos (DRCSP) e da Energisa.

“A ação conjunta foi muito exitosa no Bico do Papagaio, onde tivemos várias apreensões e prisões em flagrante efetuadas. Outras operações serão realizadas no estado no sentido de combater o furto de energia elétrica, que, além de crime, prejudica a distribuição de energia. Então reitero à toda a população para que use energia de forma racional e legal,” disse o delegado titular da DRCSP - Palmas, João Batista Marques.

O Coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa, Ricardo Pedrosa, agradeceu à Polícia Civil pelo apoio e parceria em ações como esta e destacou a importância da operação. "Na última semana, também por meio de um trabalho conjunto, foi realizada uma grande ação nas cidades de Porto Nacional e Paraíso. Desta vez, na região do Bico do Papagaio, conseguimos identificar e combater essa prática, que é crime previsto em Lei. Reforçamos a todos e todas, a importância que é denunciar casos de furtos de energia, pois no final quem paga a conta é toda a população", declarou.

De acordo com a concessionária, a rede elétrica foi projetada para atender a um determinado número de clientes e desvios de energia podem prejudicar todos os usuários, causando sobrecarga na rede, oscilações, faltas de energia e danos a equipamentos e transformadores.

O furto de energia elétrica é uma infração tipificada nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, sujeita a penas que incluem até quatro anos de reclusão, além de uma possível multa.

Importante destacar que a denúncia de casos de furto de energia pode ser realizada de maneira fácil e anônima. Para isso, basta entrar em contato com a Energisa por meio dos diversos canais de atendimento disponíveis, como o call center, no número 0800 721 3330.

Equipe que participou da operação

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.