Tocantins

PMTO forma 1ª turma do curso de Operações de Polícia de Choque com policiais de 12 estados

Turma começou com 54 alunos e finalizou com apenas 35 formados.

Por Redação 1.674
Comentários (0)

21/12/2022 08h44 - Atualizado há 1 ano
O primeiro colocado do curso foi o 2º tenente da PM do Paraná Guilherme Ganem de Almeida Cezar.

A Polícia Militar do Tocantins realizou nesta terça-feira (20/12) a solenidade de formatura do primeiro Curso de Operações de Polícia de Choque (I COPC). O evento foi realizado no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, e contou com a presença do Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa, do coronel do Pará Sandro Augusto de Sales Queiroz, dentre outras autoridades militares e civis, além de familiares dos formandos.

O curso iniciou no dia 1º de novembro de 2022, com 54 alunos, tendo carga horária de 365 horas/aulas distribuídas em 21 disciplinas. O curso testou seus participantes nos limites de suas capacidades físicas e mentais, exigindo esforço e dedicação. O curso foi coordenado pelo major Vilson Rodrigues da Silva Júnior.

Ao final da jornada, encerrada no dia 19 de dezembro, apenas 35 alunos concluíram o curso, sendo 15 do Tocantins, 3 da PM do Mato Grosso do Sul, 2 da PM do Pará, 1 da PM de Roraima, 1 da PM do Paraná, 1 Policial Rodoviário Federal, 3 Policiais Penais do Tocantins, 1 Policial Penal de Rondônia, 1 Policial Penal do Rio Grande do Norte e 7 Policiais Militares da Força Nacional de Segurança, sendo 1 da PMTO, 1 do Amapá, 1 do Maranhão, 1 da Paraíba, 1 da Bahia, 1 de Sergipe e 1 do Mato Grosso.

O primeiro colocado do curso foi o 2º tenente da PM do Paraná Guilherme Ganem de Almeida Cezar. A segunda colocada foi a major da PMTO Marlene Alves Borges Machado, única mulher a finalizar o curso e primeira policial feminina a realizar este tipo de instrução na Polícia Militar do Tocantins. Já o terceiro colocado foi o cabo da PMTO Luiz Fernando Palmeira.

Os três primeiros colocados receberam seus certificados das mãos das autoridades presentes, além de receberem respectivamente o elmo espartano (capacete destinado a defender a cabeça do guerreiro durante a batalha), a flâmula utilizada durante o curso, e a bandeira do curso. Os demais alunos receberam seus brevês das mãos de seus padrinhos e madrinhas.

A oradora da turma, major PM Marlene Alves, iniciou suas palavras agradecendo a Deus pela conquista, e ao comando da PM pela oportunidade de realização do I COPC. A militar, emocionada, lembrou do esforço e dedicação de cada profissional em todos os dias de instrução, e do apoio imprescindível da família, que foi o suporte de todos, em tão árdua conquista.

“Fomos forjados, tivemos que enfrentar muitos desafios e superar nossos limites para chegarmos ao final desta jornada, somos vencedores, nos tornamos a primeira turma do Curso de Operações de Polícia de Choque realizado no Tocantins. Parabéns a todos nós e ao Senhor Deus toda honra e glória por este momento”, declarou major Marlene. 

Paraninfo da turma, o deputado estadual Léo Barbosa, filho do governador do Tocantins Wanderlei Barbosa, destacou o esforço e dedicação de seu pai no aprimoramento da segurança pública do Estado e se comprometeu como parlamentar a apoiar as instituições que integram as forças de segurança do Tocantins.

“Temos muito orgulho de participar deste momento tão importante e de ser escolhido para paraninfo da turma. Capacitar profissionais em tão elevado grau de instrução é um desafio, nossa população e a dos demais estados que enviaram seus profissionais para este curso são as maiores beneficiadas come esta ação. Parabéns a todos que concluíram com êxito esse curso”, destacou o parlamentar.

O Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Barbosa, ressaltou a importância da formação dos policiais que realizaram o primeiro Curso de Operações de Polícia de Choque.

“Esses profissionais estão capacitados agora para desenvolver as funções previstas para o emprego policial nas atividades de operações de choque, como um especialista dessa atividade, com desprendimento e espírito de corpo de modo a empregar os equipamentos de choque, armamentos, agentes químicos e tecnologias não letais, dentro da legalidade, da razoabilidade e da proporcionalidade. Parabéns aos mais novos choqueanos do sol, que venceram este desafio e hoje recebem o mérito de seus esforços”, finalizou coronel PM Barbosa.

O evento contou ainda com a participação da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins, de policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), da Cavalaria (Regimento de Polícia Montada - RPMON), de policiais militares do Quartel do Comando Geral da PMTO, e dos alunos de Curso de Formação de Praças (CFP) da PMTO, que integraram a Companhia de Desfile.

Homenagem da I COPC

O nome da turma “Sargento Anamon Rodrigues de Sousa” foi escolhido em referência à memória do policial militar que serviu no Batalhão de Choque da PMTO e tombou em combate no início deste ano. Ele foi representado na solenidade por suas filhas, Mara Helena Pereira Rodrigues, de cinco anos, e Ana Clara Barbosa Rodrigues Silva, de dois anos.

Primeiro curso de Operações de Polícia de Choque

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.