Collapssus

Facção criminosa escondia mais de 150 kg de maconha em bunker na região sul de Palmas

A droga está avaliada em cerca de 300 mil reais, segundo a polícia.

Por Redação 724
Comentários (0)

23/11/2020 07h00 - Atualizado há 3 anos
As 160 peças da droga estavam escondidas em uma espécie de 'bunker' debaixo do solo

Mais de 150 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Civil do Tocantins durante a Operação Collapssus, deflagrada pela 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc) e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) para desarticular um ponto de armazenagem de drogas ligado à fação criminosa de renome nacional.  

A apreensão ocorreu na noite de sábado (21) no Jardim Taquari, região sul de Palmas. O entorpecente está avaliado em cerca de R$ 300 mil. Também foi preso no local um homem de 31 anos, apontado como o responsável pela distribuição. A polícia ainda apreendeu uma motocicleta que era utilizada para comercializar a droga.

Conforme a coordenadora do Gaeco, promotora Maria Natal Wanderley de Carvalho,  a droga estava armazenada em um imóvel, enterrada em bunkers, e seria distribuída em remessas, de até 10 quilos, aos traficantes abastecidos pela facção.

INVESTIGAÇÕES

Segundo o delegado-chefe da 1ª Denarc, Enio Walcácer, a ação se desenvolveu a partir de investigações de pessoas ligadas a facções criminosas que atuavam em núcleo ligado ao tráfico de drogas, como forma de conseguir recursos para as atividades ilícitas da facção criminosa.

As investigações apontavam para uma grande quantidade de drogas que teria sido enviada a Palmas para antecipar as entregas de final de ano. O objetivo dos criminosos era evitar a maior atuação policial nas rodovias em decorrência dos feriados de final de ano.

Conforme o delegado, para chegar ao 'bunker', local onde a droga estava armazenada, os agentes do núcleo de inteligência da Denarc e do GAECO cruzaram informações e verificaram uma movimentação para antecipação das remessas de drogas do final do ano.

"Dessa forma, 15 dias após o monitoramento o local foi confirmado e neste sábado, depois do ingresso dos agentes de campo, foi localizado o esconderijo debaixo do chão em um fundo falso, onde estavam as 160 peças de maconha", explicou Walcácer.

Collapsus

O nome da operação, Collapsus decorre da busca por paralisar as ações de tráfico como sustentação de facções criminosas, buscando desarticular o poder de captação financeiro das organizações criminosas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.