Investigação

Polinter do Tocantins desvenda sumiço de três pessoas; cinco casos seguem em aberto

Dos 123 desaparecimentos registrados neste ano, apenas 5 ainda seguem em aberto.

Por Redação 704
Comentários (0)

07/09/2020 11h04 - Atualizado há 3 anos
Não é preciso esperar 24 horas para acionar a Polícia Civil

A Delegacia de Polícia Interestadual , Capturas e Desaparecidos (Polinter) conseguiu localizar, na última sexta-feira (4), três pessoas que haviam desaparecido em menos de um mês no Tocantins, através de um trabalho integrado com as Polícias Civil de diversos estados.

Entre os casos está o de uma jovem de 19 anos, residente em Palmas. Ela havia desaparecido no dia 25 de agosto e foi localizada pela Polinter no município de Bragança, no Pará. Após o desaparecimento da jovem, a família registrou um Boletim de Ocorrência e, de imediato, a Polinter iniciou as diligências para localizá-la.

A jovem se apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Bragança (PA), na manhã de sexta. Segundo informações do delegado-chefe da Polinter, Fábio Simon, a jovem está em segurança e a delegacia entrou em contato com familiares para tranquilizá-los. 

O segundo caso é de uma adolescente de 12 anos de idade, também residente em Palmas. Ela foi localizada em Ponte Alta do Tocantins, interior do estado. O Boletim de Ocorrência foi registrado pela família na última quarta-feira (2). A garota já encontra com a mãe e o caso será remetido à Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA - Palmas) para as devidas providências. 

Já o terceiro caso, trata-se de uma comunicação enviada à Polinter pelo estado do Maranhão em 11 de agosto deste ano sobre o desaparecimento de um homem de 38 anos.

Segundo informações policiais, o homem chegou a ligar para mãe dizendo que estava em trânsito para o Tocantins e pediu que ela depositasse dinheiro na conta de uma terceira pessoa, ainda não identificada. 

Após verificação da Polinter, o homem f oi localizado no estado de Goiás, onde se encontra preso por suposto transporte de drogas. A família também já foi informada sobre o fato.

Ações da Polinter

O delegado-chefe da Polinter, Fábio Simon, informou que diversas ações realizadas pela delegacia têm contribuído na agilidade da solução dos casos. Dentre as ações, o delegado destacou a página criada no facebook, a qual tem o objetivo de ampliar a divulgação de pessoas desaparecidas e sensibilizar e população a contribuir com informações. A página está disponível no link https://www.facebook.com/polinterto

Simon destacou também a participação no Sinalid, o qual tem o  objetivo de garantir a efetividade das investigações relativas aos casos de desaparecimento de pessoas no Estado do Tocantins no âmbito do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid).

Outra ação destacada pelo delegado é Intercâmbio. Em comum a todas as partes, o acordo estabelece que, por meio dos setores de Comunicação Social, sejam veiculadas imagens de pessoas desaparecidas em suas mídias sociais. Prevê também a participação dos treinamentos e a promoção de medidas administrativas pela Secretaria da Segurança Pública que facilitem o intercâmbio de dados e informações entre seus agentes e servidores para alimentação do Sinalid.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.