'Grau'

Polícia apreende mais de 40 motos durante encontro para manobras perigosas em Palmas

Encontro foi agendado pela internet e terminou com as apreensões.

Por Nielcem Fernandes 1.623
Comentários (0)

21/06/2020 22h35 - Atualizado há 3 anos
Alguns condutores conseguiram escapar da fiscalização e deixam o local antes da abordagem

Cerca de 40 motocicletas foram apreendidas durante uma operação conjunta realizada pela Polícia Militar, Guarda Metropolitana de Palmas e Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), na tarde deste domingo (21), no estacionamento do Estádio Nilton Santos, região sul da capital.

‘GRAU’

A reportagem apurou que o grupo de motociclistas organizou um encontro através das redes sociais para realizar manobras perigosas. Segundo testemunhas, mais de 100 motociclistas compareceram ao local para participar do chamado ‘Grau’.

FIM DA FESTA

Por volta das 17h, a brincadeira foi interrompida pela polícia. Com a chegada da fiscalização, diversos condutores ainda conseguiram se evadir do local antes da abordagem.

A polícia recolheu vários veículos que estavam em situação irregular e com registro de furto e roubo. Vídeos da operação circularam das redes sociais no início da noite.

O QUE DIZ A ORGANIZAÇÃO

Em nota à imprensa, a Associação de Motociclistas Grau e Corte de Palmas, organizadora do evento, disse que por se tratar de um local público, não foi possível controlar o acesso de pessoas. Afirmou ainda que nem todos os veículos apreendidos são produtos de furto e roubo. 

VÍDEO

Vídeo

O QUE DIZ A PM

A Polícia Militar confirmou a apreensão de 44 motocicletas e um automóvel, que realizavam manobras perigosas nas proximidades do Estádio Nilton Santos.

Segundo a PM, os praticantes ou condutores não tinham autorização para atuar no local e foram autuados por infrações de trânsito. No local havia ainda consumo de bebidas alcoólicas por menores e uso de veículos em manobras perigosas que podem causar acidentes graves.

O local, que fica nos arredores do Estádio Nilton Santos, estava sendo utilizado rotineiramente por centenas de suspeitos de praticarem ilícitos na região, segundo as equipes de segurança. Em uma das manobras os suspeitos pilotavam as motos deitados sobre o tanque, o movimento é conhecido como "Superman" por imitar a posição do herói quando voa e é proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

Conforme o supervisor de trânsito e transporte de Palmas, Paulo Cesar de Lima, é importante o trabalho em conjunto de todas as forças de segurança de forma coordenada, e que o resultado da operação é fruto de um bom planejamento feito pelas equipes envolvidas.

O Comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel João Leyde de Souza, enfatizou que a parceria e integração entre as forças é o caminho ideal para a cidade avançar no quesito segurança e no cumprimento das medidas preventivas de combate ao novo Coronavírus.

NOTA DA ASSOCIAÇÃO DE MOTOCICLISTAS

A Associação de Motociclistas Grau e Corte de Palmas vem através desta nota esclarecer alguns fatos ocorridos sobre a operação ocorrida no dia 21 de junho de 2020 nas mediações do estádio Nilton Santos em Palmas – TO. Foi informado através de diversos vídeos e notícias que circulam nas redes sociais que todos os veículos que foram tirados de circulação seriam oriundos de furto ou roubo. Informamos que devido ser um espaço público não há como ter um controle total dessa demanda, que somente temos controle sobre as motos que fazem parte dessa associação, que na sua maioria são entregadores de delivery e demais atividades que utilizam seus veículos no dia a dia. Não concordamos ou incentivamos práticas ilícitas, as demais motocicletas são de inteira responsabilidade dos condutores, salientando que sabendo do decreto municipal foi pedido para não haver aglomeração e que já foi solicitado junto à Prefeitura Municipal de Palmas o processo de regularização de um local apropriado para realizar esses tipos de manobras, mas devido ao período de pandemia estamos aguardando o retorno das atividades da Prefeitura para continuar o processo de regularização de um local apropriado.                                

Palmas – TO, 21 de junho de 2020.

#244 não é crime 

Jhon Lucas Brandão Souza | President

Forças de Segurança durante a operação em Palmas
Motociclistas estavam fazendo manobras perigosas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.