Denúncia

Administrador diz ter sido agredido ao pedir informação na UPA de Araguaína; direção nega

O morador disse que foi pedir informações e acabou sendo tratado com ironia.

Por Márcia Costa 1.763
Comentários (0)

08/09/2020 14h20 - Atualizado há 3 anos
Danilo Alves acionou a PM

Um caso de suposta agressão física e verbal envolvendo servidores da UPA de Araguaína e um morador da cidade virou caso de polícia, na noite desse domingo (6). A confusão ocorreu anexo I da unidade, onde são atendidos pacientes que apresentam sintomas de Covid-19.

O administrador Danilo Alves disse que estava do lado de fora da unidade acompanhando uma amiga que apresentava falta de ar. Mas, em razão da demora na realização de um raio-x, a paciente solicitou sua ajuda e o mesmo se dirigiu à recepção para obter informações, contudo, a atendente teria sido irônica, segundo ele.

"A paciente recebeu o atendimento inicial e estava há mais de duas horas esperando para fazer o exame e me pediu ajuda. Eu estava do lado de fora e fui até a recepção para pedir informações. Quando perguntei sobre a demora, a atendente me respondeu com ironia, perguntando se ela não era menor de idade para ter acompanhante. Mandaram eu me retirar do local e me tiraram a força”, contou.

Danilo Alves disse que foi tratado com arrogância e pegou o celular para filmar a situação, mas o aparelho teria sido tomado por um segurança da unidade que contou com a ajuda de um enfermeiro. Em seguida, os dois teriam segurado nos braços de Danilo e lhe retirado de dentro da unidade. No momento da confusão, um enfermeiro chegou a danificar a vidraça da porta de entrada.

O administrator acionou a Polícia Militar e registrou a ocorrência. "Fiquei sentado durante quase 4 horas na cadeira do lado de fora e teve muita gente que foi maltratada, sou cidadão e mereço respeito", desabafou.

O QUE DIZ A DIREÇÃO

O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), que gerencia a UPA, contou outra versão para os fatos. Afirmou, em nota, que a paciente tinha suspeita de covid-19 e, por isso, não poderia ter acompanhamento e, mesmo assim, o administrador tentou forçar a entrada na unidade.

"Diante da insistência, o segurança e o porteiro pediram ao homem que saísse da unidade. Neste momento, o homem fez agressões verbais à equipe e começou a gravar um vídeo. O porteiro e o segurança, então, retiraram-no da unidade e a equipe da UPA chamou a polícia para conter a situação", conta a direção.

A instituição disse que defende o diálogo e o respeito no ambiente de saúde e, por isso, buscou oferecer todas as informações ao cidadão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.