Fomento

Agência oferece linhas de crédito para vendedores da Via Lago que sonham em expandir negócio

Sebrae também apresentou seu serviço de crédito orientado e assistido.

Por Redação
Comentários (0)

05/03/2024 15h58 - Atualizado há 1 mês
Cerca de 35 vendedores da Via Lago participaram do encontro com a Agência de Fomento do Estado

Notícias do Tocantins - Keila Cristina e seu marido Wellington Barreto são donos do trenzinho de passeio que chama tanto a atenção das crianças e dos frequentadores da Via Lago. O casal fez parte do grupo de 35 empreendedores que participaram de uma reunião promovida pela Prefeitura de Araguaína para aproximar os vendedores da Agência de Fomento do Estado do Tocantins e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entidades que oferecem linhas de crédito e apoio operacional para investimentos nos negócios. O encontro foi realizado nesta terça-feira, 5 de março.

“Achei muito interessante a reunião, pois não tínhamos conhecimento dos serviços disponíveis para nos ajudar. Foi esclarecedor para nós descobrirmos tantas informações novas, por isso agradeço o esforço da prefeitura em fortalecer o desenvolvimento dos nossos empreendimentos, especialmente com a instrução dessas linhas de crédito, algo que muitas pessoas desconhecem”, disse Keila.

A reunião é mais uma ação do programa Empreende Araguaína, que atua junto aos vendedores ambulantes em três eixos principais: Regularização, Capacitação e Fomento. Os trabalhadores da Via Lago acompanharam as explicações dos representantes da Fomento e do Sebrae sobre as linhas de crédito disponíveis, os critérios para a contratação e a responsabilidade no uso do recurso.

“Agradeço o esforço da prefeitura em fortalecer o desenvolvimento dos nossos empreendimentos, especialmente com a instrução dessas linhas de crédito, algo que muitas pessoas desconhecem” disse a empreendedora Keila Cristina

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, conduziu o encontro e lembrou que o Empreende Araguaína já está em operação desde o início da regularização dos ambulantes no calçadão da Via Lago. Os próximos passos serão o preparo dos trabalhadores para aproveitarem todo o potencial que a cidade pode oferecer.

“O programa capacita os empreendedores por meio de oficinas, treinamentos, palestras e cursos sobre gestão financeira, boas práticas no manuseio de alimentos e gestão do turismo. A ideia é que esses empreendedores se vejam como agentes turísticos da cidade e estejam preparados para oferecer uma experiência de qualidade aos turistas, promovendo cada vez mais atrativos”, explicou Joaquim.

Crédito para crescer

Os recursos disponíveis na Agência de Fomento são o ponto de partida para que os vendedores possam investir em seus negócios, profissionalizar e expandir as atividades. Ricardo Marques, assessor de negócios da Fomento, ressaltou que a agência está preparada para atender os diversos tipos de demandas que possam surgir por parte dos empreendedores.

“Oferecemos linhas de crédito com as menores taxas do mercado, prazos estendidos e carências ampliadas para atender às necessidades dos empresários. Vamos fazer visitas ao comércio local e reuniões com empreendedores para buscar oportunidades de negócios e promover a geração de emprego e renda na cidade”, afirmou o assessor de negócios.

“Oferecemos linhas de crédito com as menores taxas do mercado, prazos estendidos e carências ampliadas para atender às necessidades dos empresários”, afirmou Ricardo Marques da Fomento.

Em Araguaína, a Fomento realiza os atendimentos no É Pra Já, localizado na Avenida Cônego João Lima, no Entroncamento, das 7 às 19 horas.  

Mais apoio para o empreendedor

O Sebrae também apresentou seu serviço de crédito orientado e assistido, uma ferramenta que visa ajudar os empreendedores a gerenciarem suas finanças de maneira consciente e eficiente. A plataforma digital e gratuita oferece aos empreendedores acesso a simuladores de empréstimos, análise de capacidade de pagamento e assessoria financeira.

“A preocupação é que o uso do crédito pode resultar em problemas futuros, por isso o nosso objetivo nessa reunião é que eles compreendam que o uso do recurso deve ser feito de forma orientada e assistida”, comentou Andressa Ibiapina, analista técnica do Sebrae.

De olho no futuro

Há cinco meses, o empreendedor Jorge Alves, de 21 anos, oferece aos frequentadores da Via Lago opções de comidas à base de camarão e já está empregando três pessoas. Para ele, o suporte oferecido pela Prefeitura de Araguaína está sendo fundamental para ele poder planejar um crescimento com segurança.

“Vejo a prefeitura muito empenhada em auxiliar o desenvolvimento dos nossos negócios, desde a regulamentação e organização do nosso local de trabalho e agora nesta instrução de crédito. Cada empresa tem uma carência e a instrução que recebemos durante essa reunião, juntamente com as opções que nos foram ofertadas, respondeu grande parte das minhas dúvidas”, contou Jorge.

Mais sobre o Empreende Araguaína

O programa tem como propósito principal apoiar o microempreendedorismo em diversos locais turísticos da cidade, como a Via Lago, o Parque Cimba, entre outros espaços, adaptando a infraestrutura pública para criar um ambiente de negócios seguro e atrativo para os empreendedores.
“Nosso objetivo nessa reunião é que eles compreendam que a tomada de crédito deve ser realizada de forma orientada e assistida”, comentou Andressa Ibiapina. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.