Serviços ambientais

Alerta: Golpistas tentam enganar produtores rurais e gestores municipais no Tocantins

Criminosos estão cobrando por serviços gratuitos.

Por Redação 1.062
Comentários (0)

21/06/2022 14h28 - Atualizado há 1 ano
Produtores rurais e municípios devem ficar atentos

Produtores rurais e gestores municipais têm sido frequentemente abordados por falsos representantes técnicos que vem oferecendo e cobrando o pagamento de valores por serviços ambientais que são gratuitos no Tocantins. 

Em nota de esclarecimento, divulgada nesta segunda-feira (20), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) alertou a população que nenhuma pessoa física ou jurídica tem autorização para atuar em nome do Órgão e recomenda que, caso ocorra esse tipo de abordagem, seja acionada imediatamente às autoridades policiais.

Conforme a Semarh, todas as atividades realizadas pela Pasta, relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), são prestadas de forma institucional e gratuita, incluindo o apoio aos proprietários rurais, alteração de responsável técnico, cancelamentos, inscrições de imóveis (abaixo de 320 hectares), e limitada aos procedimentos de responsabilidade do órgão.

A Semarh esclarece ainda que, nenhuma plataforma do CAR gera multas, sanções ou infrações. Caso seja percebida a utilização de papéis timbrados desta Secretaria, com teores que envolvam qualquer tipo de cobrança, o fato deve ser denunciado à Polícia, por meio de Boletim de Ocorrência.

Recorrência

No começo deste mês, situação similar foi denunciada à Semarh, na ocasião, a abordagem era em relação aos procedimentos do ICMS-Ecológico. Em nota, a Secretaria esclareceu que as inserções de dados no Sistema Informatizado do ICMS-Ecológico (Siseco) são realizadas pela sua equipe técnica de forma institucional e limitada aos procedimentos de responsabilidade do Órgão.

A Semarh também esclareceu que a Pasta não indica ou direciona profissionais que trabalham como consultores aos municípios e nem possui vínculo com nenhuma empresa de consultoria, não sendo, desta forma, responsável por nenhuma pessoa física ou jurídica que procure os gestores em nome da Secretaria.

O contato em nome da Pasta é feito pela equipe técnica, através de canais institucionais e as informações oficiais são divulgadas no site www.to.gov.br/semarh ou demais canais de comunicação da Semarh.

Para esclarecimento de qualquer dúvida sobre o CAR, os interessados podem entrar em contato com a equipe da Semarh pelo telefone (63) 99936-0079 (WhatsApp) ou pelo e-mail car@semades.to.gov.brE para suporte relacionado ao ICMS-Ecológico, os municípios devem procurar a equipe da Semarh pelo telefone (63) 99936-0696 ou pelo e-mail suporte.siseco@semarh.to.gov.br.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.