Luta continua

Após conseguir doador de rim pela internet, paciente luta por transplante na rede pública

Por Agnaldo Araujo
Comentários (0)

21/06/2017 17h50 - Atualizado há 2 meses
Lourivan Alves dos Santos, de 31 anos, conseguiu encontrar um doador de rim 100% compatível após uma postagem nas redes sociais que ganhou grande repercussão em todo o Estado. Louviran mora em Augustinópolis, no extremo norte do Tocantins, e o doador, James Dias Silva, de 35 anos, mora em Palmas, a mais de 600 km de distância. Lourivan faz hemodiálise há quase três anos. Mas agora há outro problema, conseguir o transplante pela rede pública de saúde. Os dois não se conheciam e mesmo assim James Dias resolveu fazer a doação. Foi a esposa de Lourivan quem fez a postagem na internet. "O Lourivan não acreditava que isso pudesse acontecer pelas redes sociais. Eu vi a postagem e como sou doador de sangue há oito anos resolvi fazer o teste e doar", conta James. Lourivan disse também que várias pessoas se disponibilizaram a doar, muitas chegaram a entrar em contato por telefone. Para ele foi uma surpresa. "Minha esposa começou essa campanha com umas amigas e foi fluindo. Os amigos foram compartilhando, foi rodando e deu uma repercussão enorme", disse. Luta para conseguir o transplante O paciente faz hemodiálise em uma clínica em Imperatriz (MA) pelo Sistema Único de Saúde (Sus), mas para fazer o procedimento precisará se mudar para Goiânia (GO). A cirurgia também deve ser feita pela rede pública, mas Lourivan busca na Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (Sesau) um auxílio para tratamento fora do domicílio. Segundo ele, os gastos com tratamento, estadia, viagens e exames devem ficar próximo de R$ 30 mil. Ele disse que já procurou a Sesau para tentar um auxílio, mas ainda não conseguiu. "Falaram que era difícil, que demora se for esperar por eles", disse. Com o objetivo de conseguir um pouco de dinheiro para ajudar no transplante, Lourivan vai realizar um bingo. "A gente está programando um bingo para conseguir algum dinheiro. Nós conseguimos uma novilha e um bode e estamos tentando arrecadar mais algumas coisas para fazer o bingo’, afirmou. Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde disse que está à disposição para colaborar com a realização de transplante do paciente Lourivan Alves dos Santos, mas que segue normativas do Ministério da Saúde no que se refere a Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

"Para que a Secretaria de Estado possa oferecer passagem e ajuda de custo, a secretaria municipal de residência do paciente deve encaminhar solicitação ao serviço de regulação estadual, junto com o agendamento de consulta ou da data de realização do transplante", disse em nota.

As informações são do G1 Tocantins.

Comentários (0)

Mais Notícias

Palmas

BMW fica completamente destruída após pegar fogo na Avenida Teotônio Segurado

A BMW ficou completamente destruída após o incêndio. Ninguém ficou ferido.

Violência

Adolescente de 15 anos é morto com três tiros durante assalto no sul do Estado

O menor foi atingido por três disparos na cabeça e no tórax.

Acidente

Mulher tem perna esmagada por veículo após acidente em cruzamento de Palmas

Testemunhas disseram que a motociclista tentou atravessar a Teotônio quando foi atingida

Álcool e direção

Motorista bêbado invade a contramão, colide e mata motociclista na TO-080

Com o impacto da batida, moto e condutor foram arremessados cerca de 30 metros.

Perigo

Crianças são arrastadas por enxurrada enquanto banhavam em córrego de Palmas

Os garotos tomavam banho no córrego quando foram surpreendidos pela força da água.

Engavetamento

Ônibus perde freios e provoca engavetamento na principal avenida de Araguaína

O engavetamento envolveu um ônibus, um veículo de passeio e um caminhão de pequeno porte.

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes
Nosso Whatsapp
063 9 9242-8694
Nosso Email
redacao@arnaldofilho.com.br
Copyright © 2011 - 2018 AF Notícias. Todos os direitos reservados.