Até dia 28

Araguaína prorroga prazo do cadastro que garante auxílio a profissionais do setor cultural

O prazo foi estendido por mais uma semana.

Por Redação 563
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25/08/2020 11h33 - Atualizado há 4 meses
Auxílio é de R$ 600

O prazo para registro on-line dos profissionais do setor cultural de Araguaína, que deveria ter sido encerrado no último dia 21 de agosto, foi prorrogado por mais uma semana.

Até agora tivemos 258 inscrições, número positivo, pois supera bastante o cadastro antes existente. Nós sabemos que muitas pessoas ainda não têm familiaridade com recursos tecnológicos e por isso decidimos estender o prazo de cadastro. Queremos abranger o maior número de artistas possível e, além da internet, disponibilizamos canais de atendimento por telefone para que eles possam tirar dúvidas sobre o cadastro”, explicou o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira.

Os formulários devem ser preenchidos até o dia 28 de agosto através deste site e irão servir como um mapeamento do cenário cultural da cidade, além de organizar a distribuição do recurso federal referente à Lei nº 14.017/20, conhecida como Lei Aldir Blanc, que vai destinar mais de R$ 1,2 milhão para Araguaína como auxílio ao setor cultural durante a pandemia.

Tanto o Estado quanto o Município receberão parte dos recursos garantidos pela lei que divide as responsabilidades para cada esfera da administração pública. Ao município caberá a responsabilidade sobre os espaços e empresas culturais, editais e prêmios. Já ao Governo do Estado caberá o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, além de editais e prêmios.

Quem tem direito

As pessoas que já vem recebendo o auxílio emergencial de R$ 600, por meio da Caixa Econômica Federal, não terão direito ao auxílio do setor cultural. Com o cadastro, os inscritos terão acesso aos editais públicos para apoio de projetos culturais e ações virtuais.

Além disso, o recurso também será destinado à manutenção de espaços culturais na cidade, como escolas de música, teatro, circos, feiras de arte e talento, livrarias, estúdios e outros.

“Após o fim do prazo, o cadastro continuará ativo, já que ele serve como substituição do cadastro físico, mas não dará mais direito ao recurso destinado ao período de pandemia da covid-19”, alertou Wilamas Ferreira.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Secretaria Municipal da Cultura pelos telefones 3411-5611 e 3411-5612, ou pelo número 992706076 de segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas e na sexta-feira das 7 horas às 12 horas.

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