Pandemia em queda

Araguaína se prepara para o 'novo normal' com retomada de eventos e aulas presenciais

A cidade vai inaugurar na próxima semana um novo hospital.

Por Redação 5.639
Comentários (0)

02/10/2020 08h56 - Atualizado há 3 anos
Horário de funcionamento do comércio voltará ao normal, como antes da pandemia

Com a pandemia em ritmo de desaceleração em Araguaína, a cidade tenta voltar à vida normal, ou melhor, ao tão falado ‘novo normal’. O comércio voltará a funcionar em horário normal, como antes da pandemia e o setor de eventos também se prepara para o retorno gradual das atividades. Tudo graças à redução do número de casos de covid-19.

“Tudo vem se confirmado para retomada, claro que com alguns critérios que devemos avaliar ainda. Outra situação que vejo é a impossibilidade de liberar festas e mantendo as escolas fechadas, não é adequado”, disse o prefeito Ronaldo Dimas. 

Aulas presenciais 

As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino devem ser retomadas neste mês de outubro e, para isso, a Secretaria Municipal da Educação fará um levantamento para saber quantas famílias de alunos tiveram a contaminação por covid-19. “Já elaboramos um protocolo de segurança e estamos preparados documentalmente, fisicamente e psicologicamente para retornar", explicou o prefeito. 

Nessa quinta-feira, 1º, o prefeito Ronaldo Dimas participou de mais uma reunião de trabalho com representantes de instituições e categorias justamente para avaliar a possibilidade de retorno à normalidade de serviços suspensos ou que estão funcionando parcialmente, como cirurgias eletivas, aulas presenciais, horário do comércio e eventos. 

O prefeito acredita que a necessidade de hospitalização será reduzida, mas não vai acabar. “Isso vem acontecendo no mundo todo, a gente vê uma nova onda com muitos mais casos do que a anterior na Europa. Mas é uma realidade diferente nas mortes, a gente vê cada vez mais as pessoas se recuperando porque o tratamento evoluiu. É importante saber disso, que doença não vai passar tão cedo até que haja a vacina”, destacou Dimas. 

Ao analisar os números em conjunto com diretores de hospitais, o gestor disse que houve queda na demanda por atendimento e no índice de mortalidade, favorecendo a retomada de serviços, inclusive essenciais à saúde. 

NOVO HOSPITAL MUNICIPAL

“A primeira fase do Hospital Municipal Eduardo Medrado, que devemos entregar no dia 9 ou 10 deste mês, pode ser a unidade de referência para covid-19 e proporcionar a desmobilização nos outros hospitais”, afirmou o prefeito. 

Queda na demanda por atendimento 

De acordo com o superintendente do Hospital Dom Orione, Osvair Murilo da Cunha, a unidade já trabalha com a ideia de reduzir o número de leitos exclusivos para pacientes com covid-19 devido à queda na demanda. “Tivemos quase um colapso em agosto, mas hoje temos 7 dos 19 leitos UTI e 9 dos 40 leitos clínicos ocupados”, informou. Outra unidade que anunciou estudar a retirada dos leitos foi o Hospital de Doenças Tropicais (HDT). 

Um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde aponta queda de 50% nos atendimentos realizados nas unidades básicas de saúdes (UBS) de referência e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Havia UBS em que atendíamos 100 pessoas por dia e agora está por volta dos 30”, detalhou a secretária Ana Paula Abadia.  

Retorno do atendimento especializado 

Ana Paula também explicou que a inauguração do novo prédio do Hospital Municipal e a possibilidade de ser uma referência podem facilitar o retorno de serviços oferecidos pelo Governo do Estado.

“O Município retornou com o atendimento no ambulatório e cirurgias eletivas e a nossa preocupação hoje é demanda reprimida dos atendimentos no ambulatório de especialidades do Estado. O serviço está suspenso porque os médicos estão atuando no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e a desmobilização na unidade pode ajudar nesse retorno”. 

Mudança de mentalidade 

Superintendente do Instituto de Saúde e Cidadania (ISAC), Alberto Aguiar analisou queda de mortalidade nos hospitais e que houve mudança no comportamento da população. “Observamos que há mais procura pelo tratamento precoce e querem tomar o medicamento antes mesmo do resultado positivo. A taxa de mortalidade no Estado, que era de 85%, depois de abastecimento das unidades e treinamento, caiu para 60%”. 

Mais exames 

O Hospital Dom Orione colocou à disposição do Município a realização de exames RT-PCR e tomografia em novos equipamentos que foram adquiridos com recursos do Governo Federal. Além dessa oportunidade, a secretária municipal da Saúde anunciou que o Estado deve também oferecer esse tipo de exame com possibilidade de 100 testes por dia para a Região Macronorte, em Araguaína, com prioridades para pacientes internados ou aqueles atendidos na UPA. Outras análises continuam sendo enviadas para Palmas. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.